Portugal O' Meeting 2019

Monday, 25 March 2019 08:57

Dois mil e setecentos atletas (2700) participaram no Portugal O’meeting 2019, que se realizou na Figueira da Foz entre os dias 1 e 4 de março. Um número record de participantes num POM que coincidiu também com a maior comitiva da história do COV-Natura num evento. Foram um total de 23 atletas que se deslocaram à Figueira da Foz e representaram as cores do Clube de Orientação de Viseu – Natura. 

O evento começou na sexta feira com um Sprint Relay, seguindo-se 4 etapas de florestas, um sprint noturno e uma etapa de Orientação de Precisão.

>Desta vez, o grande destaque das participações do Natura vai para a elevada participação nos escalões abertos, atletas que serão o futuro do clube. Estamos a falar de 10 atletas que esperamos que continuem a participar em futuros eventos.

A nível de resultados competitivos destaque para Rui Martins em H21A, que manteve um nível elevado em todas as etapas, tendo inclusive sido o melhor português na 3ª etapa.

A nível de resultados coletivos, o Clube alcançou um excelente 31º lugar em 471 clubes que participaram neste Portugal O’meeting 2019.

 

Todos os resultados disponíveis aqui.

Acompanha todo o calendário em www.orioasis.pt.

Queres experimentar? contacta-nos!

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt

http://www.facebook.com/coviseu

http://www.fpo.pt

 

Published in Orientação

Portugal "O" Meeting

Friday, 03 March 2017 23:35

 

Fotografia do slideshow de Helga Nair(Orievents).

O mês de fevereiro fechou com chave de ouro no mundo da Orientação. Mais de 2300 atletas, provenientes de 36 países, rumaram ao distrito de Portalegre para participarem na edição de 2017 do Portugal “O” Meeting. Trata-se do maior e mais importante evento do calendário português da modalidade e um dos principais a nível mundial.

O quadro competitivo do evento foi composto por 4 etapas em floresta, pontuáveis para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre, e uma etapa de Orientação de Precisão (PreO), uma vertente da modalidade que permite igualmente a participação de atletas portadores de deficiência física. As duas primeiras etapas, uma de Distância Média e outra de Distância Longa, decorreram na Aldeia da Mata, no concelho do Crato, nas manhãs de sábado e de domingo. Ainda no domingo, decorreu em Alter do Chão a etapa de PreO. No terceiro dia, na Herdade das Coutadas, concelho de Portalegre, realizou-se uma prova WRE (pontuável para o ranking mundial de Orientação). O evento encerrou na manhã de terça feira, na Herdade das Coutadas, com mais uma prova de Distância Longa.

O Clube de Orientação de Viseu marcou presença com uma comitiva de 12 atletas, que permitiu conquistar a 67ª posição da classificação geral, entre 462 clubes. A nível individual, destaca-se o atleta Miguel Nóbrega que, apesar de uma infortuna lesão no 2º dia do evento, concluiu as 4 etapas, tendo terminado com uma prova em que correu cerca de 20km em 2 horas e 10 minutos, conquistando o 7º lugar entre os atletas nacionais nesta última etapa de distância longa. Carla Macedo e Susana Almeida conquistaram os 16º e 17º lugares, respetivamente, nos respetivos escalões. Tendo em conta apenas as atletas portuguesas na competição, conquistaram ambas o 3º lugar. Sofia Pinto terminou na 26ª posição, 10ª entre as atletas portuguesas.

Diogo Neto, atualmente o atleta mais jovem do clube, participou nas 4 etapas competitivas.

Ana Rita Pinto, grávida de 28 semanas, também participou no evento, provando, mais uma vez, que a Orientação é mesmo um desporto para todos.

Todos os resultados aqui.

No próximo fim de semana realiza-se o Aguiar da Beira “O” Meeting, com 3 etapas WRE

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt

http://www.facebook.com/coviseu

http://www.fpo.pt

Published in Orientação

Portugal O'Meeting 2016 - Penamacor

Wednesday, 10 February 2016 15:10

O passado fim-de-semana foi recheado, a mítica prova internacional Portugal O’ Meeting (POM) chegou. Foram uns belos quatro dias: quatro provas de florestas, uma prova urbana e uma prova de orientação de precisão.

O São Pedro ajudou e apesar das previsões, o sol esteve presente e só no último dia de prova é que as gotas de chuva decidiram surgir por alguns instantes.

Penamacor foi o local escolhido pelo Clube de Orientação do Centro para receber atletas de diferentes países, e de diferentes idades.

O COV- Natura esteve presente com 12 atletas.

No primeiro dia de prova, os atletas contaram com uma prova de distância média em floresta e uma prova urbana, que para apimentar decorreu em noite já cerrada. Destaque para o resultado de Miguel Nóbrega que foi o 2º melhor português em H21A na primeira e o 4ºlugar de Rafael Silva em H21B com 18m e 48s, no sprint noturno. 

No dia 2, tivemos prova de distância média em terrenos de boa progressão com alguns detalhes rochosos que numa ou noutra ocasião desafiaram e bem os altetas do Natura. Nesta Tiago Reis foi o 2º melhor português em H40. No final desse dia, alguns dos atletas participaram na prova de Ori-precisão em Anascer. Miguel Nóbrega alcançou o 8º lugar na geral.

Estavam reservadas para os dias 3 e 4, as provas de distância longa. Num terreno predominantemente rochoso e de difícil progressão, foi com suor que os atletas terminaram as provas.

Todos os resultados aqui.

Na próxima semana, a caravana COV-Natura segue até Castelo de Vide para mais uma prova internacional o Norte Alentejano O’ Meeting (NAOM).

 

Ana Pinto - NATURA

Published in Orientação