Norte Alentejano O'Meeting 2019

Saturday, 30 March 2019 11:16
NAOM 2019 (Foto: João Alves)

Crato, Portalegre e Castelo de Vide receberam nos dias 9 e 10 de Março a XIII edição do Norte Alentejano “O” Meeting (NAOM) organizado pelo Grupo Desportivo dos 4 Caminhos (GD4C). O evento contou com 4 etapas: 2 etapas de distância média em floresta, uma etapa de TempO e um sprint noturno. O Clube de Orientação de Viseu - Natura fez-se representar por 12 atletas.

No sábado, decorreu a etapa de distância média, no Monte Mélio, Crato, pontuável para a a Taça de Portugal Vitalis de Orientação pedreste. No mesmo dia à tarde decorreu a Prova de TempO em Vale de Lobo, Castelo de Vide, a contar para a Taça de Portugal de Orientação de Precisão e no decorrer da noite houve então o sprint noturno em Portalegre.
No domingo, decorreu mais uma distância média, pontuável também para o World Ranking Event (WRE), em Alagoa, Portalegre.

A nível de resultados destacamos, na etapa de sábado, Susana Almeda no escalão W21A com um 4º lugar, sendo a 2ª melhor portuguesa, e Custódio Pinto4º melhor português em M60. No domingo Ana Pinto foi a 4ª melhor portuguesa em D35.

A nível de resultados coletivos, o Clube alcançou o 18º lugar em 187clubes que participaram no NAOM 2019.

Todos os resultados disponíveis aqui.

No início de Abril iremos marcar presença no IV Troféu Caminhos do Alvão, em Vila Real.

Acompanha todo o calendário em www.orioasis.pt.

Queres experimentar? contacta-nos!

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt 

http://www.facebook.com/coviseu 

http://www.fpo.pt 

Published in Orientação

Portugal O' Meeting 2019

Monday, 25 March 2019 08:57

Dois mil e setecentos atletas (2700) participaram no Portugal O’meeting 2019, que se realizou na Figueira da Foz entre os dias 1 e 4 de março. Um número record de participantes num POM que coincidiu também com a maior comitiva da história do COV-Natura num evento. Foram um total de 23 atletas que se deslocaram à Figueira da Foz e representaram as cores do Clube de Orientação de Viseu – Natura. 

O evento começou na sexta feira com um Sprint Relay, seguindo-se 4 etapas de florestas, um sprint noturno e uma etapa de Orientação de Precisão.

>Desta vez, o grande destaque das participações do Natura vai para a elevada participação nos escalões abertos, atletas que serão o futuro do clube. Estamos a falar de 10 atletas que esperamos que continuem a participar em futuros eventos.

A nível de resultados competitivos destaque para Rui Martins em H21A, que manteve um nível elevado em todas as etapas, tendo inclusive sido o melhor português na 3ª etapa.

A nível de resultados coletivos, o Clube alcançou um excelente 31º lugar em 471 clubes que participaram neste Portugal O’meeting 2019.

 

Todos os resultados disponíveis aqui.

Acompanha todo o calendário em www.orioasis.pt.

Queres experimentar? contacta-nos!

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt

http://www.facebook.com/coviseu

http://www.fpo.pt

 

Published in Orientação

Mora 'O' Meeting

Tuesday, 12 March 2019 10:53

O mês de fevereiro trouxe, mais uma vez, a Orientação ao concelho de Mora, com a organização do Clube Portugues de Orientação e Corrida (CPOC).

O Mora 'O' Meeting decorreu nos dias 16 e 17 de fevereiro com duas etapas de floresta pontuaveís para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre e um sprint noturno a contar para o troféu final do evento. O Natura fez-se representar com 12 atletas, num evento que contou com mais de 500 atletas de diversas nacionalidades.

No sábado, dia 16 fevereiro, decoreram duas etapas. Uma etapa de distânica média em Pedra da Câmara, também pontuável para o World Ranking Event (WRE) e um sprint noturno em Mora. Na etapa de distância média, nos escalões masculinos, destacamos o nosso jovem Diogo Neto que alcançou um 4º lugar no escalão H16 e Rui Martins, no escalão H21A, com o 7º melhor tempo entre os portugueses. Já nos escalões femininos, Susana Almeida e Sofia Pinto em D21A alcançam a 3ª e 7ª posição, respetivamente. No final da tarde decorreu o sprint noturno na vila de Mora. Aqui, Rui Martins alcançou o 5º lugar em H21A e Susana Almeida o 3º lugar, em D21A.

No domingo decorreu mais uma prova de distânica média, em Monte dos Condes, onde Diogo Neto conseguiu o 5º lugar em H16, Ricardo Lopes foi o 9º melhor português em H21A, e Suana Almeida brilhou novamente, com um 4º lugar em D21A.

Susana Almeida consegui, assim, no somatório das 3 etapas a 3ª posição em D21A.

 

Todos os resultados disponíveis aqui.

No início de Março estã agendados dois eventos de grande importância, o Portugal O' Meeting, na Figueira da Foz e o Norte Alentejano O'Meeting, em Portalegre e Crato.

Acompanha todo o calendário em www.orioasis.pt

Queres experimentar? contacta-nos!

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt 

http://www.facebook.com/coviseu 

http://www.fpo.pt 

 

 

Published in Orientação

Está aberta a época 2019 de orientação

Tuesday, 05 February 2019 12:13

Um novo ano chegou, e com ele mais uma época de orientação, onde haverá muitos fins de semana de orientação nas mais diferentes vertentes da modalidade.

O mês de janeiro trouxe dois eventos principais, o Barcelos City Race, etapa inaugural do circuito Portugal City Race e o Aguiar da Beira O'Meeting, evento a contar para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre, mas também World Ranking Event (WRE)

Barcelos City Race
Barcelos City Race (Foto: Amigos da Montanha)

Começando pelo Barcelos City Race, O Natura participou com 6 atletas, tendo todos eles alcançado top 10 nos respetivos escalões. Num evento em formato mass start (todos os atletas partem em simultâneo) e num evento onde participaram mais de 300 atletas, Susana Almeida foi o grande destaque com o 2º lugar em Seniores Femininos. Em Seniores Masculinos, Miguel Nóbrega ficou à beira do pódio com o 4º lugar. Excelente resultado também de Diogo Neto, 5º lugar em Juvenis Masculinos. 

 

Aguiar da Beira
Aguiar da Beira "O" Meeting 2019 (Foto: Jornal Mais Aguiar da Beira)

As provas de floresta, começaram no fim de semana seguinte, numa das melhores zonas para a prática da modalidade, Aguiar da Beira. Num evento repleto de qualidade, o Natura participou com 15 atletas, sendo que contou com a estreia de dois aletas, que quiserem experimentar a modalidade (o próximo podes ser tu :) ). 

No sábado realizou-se uma desafiante distância longa enquanto que para domingo ficou reservada uma distância média WRE. A participação do Natura foi bastante positiva, sendo que apesar de não termos alcançado pódios, houve vários resultados interessantes.

Tiago Reis - 4º M40 (2º melhor português)
Susana Almeida - 5º D21A (Melhor portuguesa)
Hermínia Tavares - 4º W65
José Almeida - 7º M21B
Carla Macedo - 12º D21A
Diogo Neto - 12º M16
Rui Martins - 15º M21A
Ricardo Lopes - 23º M21A
Rafael Silva - 26º M21A
Sérgio Aguiar - 27º M50
João Moura - 29º M21A
Miguel Nóbrega - 45º ME
João Rodrigues - 16º FC
Luís Frias - 22º FL
Tiago Lopes - 22º FL

Todos os resultados disponíveis aqui.

A orientação continua no próximo fim de semana de 15 e 16 de fevereiro, em Mora. 

Acompanha todo o calendário em www.orioasis.pt.

Queres experimentar? contacta-nos!

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt  

http://www.facebook.com/coviseu 

http://www.fpo.pt

Texto: Miguel Nóbrega

Published in Orientação

Últimos destaques do Natura

Tuesday, 19 June 2018 20:57

Nos dias 19 e 20 Maio em, Pavia, Mora (Monte dos Condes), o Campeonato Nacional de Distancia Média e de Estafetas, com a organização do Clube Português de Orientação e Corrida (CPOC), Município de Mora e Federação Portuguesa de Orientação. O Clube de Orientação de Viseu deslocou-se de terras de Viriato até ao montado alentejano com 11 atletas.

Na manhã de Sábado, dia 19 de maio, decorreu a prova de distância média pontuável para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre, onde seria apurado o novo Campeão Nacional de Distância Média em Orientação. Desta prova destaca-se: Susana Almeida, em D21A, que alcançou o 1º lugar, José Almeida, a correr em H21B, onde conseguiu o 2º lugar e Tiago Reis, em H40, com um 4º lugar.

No Domingo, decorreu o tão esperado Campeonato Nacional de Estafetas, onde se formam equipas constituídas por 3 elementos na respetiva categoria. . O Natura apresentou-se com uma equipa para Seniores Feminino, duas equipas para Seniores Masculinos e outra equipa para Popular Longa.

Todos os resultados disponíveis aqui.

 

Já no dia 2 junho decorreu em Leirosa, Figueira da Foz, aquela que é a mais antiga prova de orientação pedestres: o 20º Grande Prémio de Orientação do RA4. Com a organização do Clube de Orientação do Centro (COC) e Regimento de Artilharia Nº4, o evento foi constituído por uma espetacular partida em massa, onde todos os atletas partem em simultâneo.

Dos presentes destaca-se Ricardo Lopes, em H21B, com o 1º lugar, Diogo Neto, em H14 que conseguiu um 4º lugar e Sofia Pinto, em D21A, com um 5º lugar.

No fim da prova como já é costume, decorreu um almoço convívio, oferecido pelo RA4, onde foi possível conviver e disfrutar da natureza.

Todos os resultados disponíveis aqui.

 

Nos dias 9 e 10 de Junho decorreu a Taça do Ribatejo Norte em Abrantes, com a organização do Clube de Orientação e Aventura (COA).

O evento contava com 3 etapas, duas etapas de distância média, pontuáveis para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre e uma etapa de sprint.

Na manha de 9 de Junho decorreu a etapa de distância média no parque florestal de São Lourenço. Nesta etapa Diogo Neto alcançou o 2º lugar em H14, a poucos segundos do primeiro lugar, Ricardo Lopes, a correr em H21B, conquistou o 2º lugar, Ana Pinto a correr pela primeira vez em D35 conseguiu o 3º lugar e Miguel Nóbrega, no escalão mais alto da competição, H Elite, alcançou o 4º lugar.

De tarde decorreu uma prova urbana de sprint na cidade de Abrantes, não pontuável para a Taça de Portugal, mas pontuável para o troféu. Nesta etapa destacamos a atleta Ana Pinto que conseguiu o 2º lugar em D35, Susana Almeida em D21A com o 3º lugar e Miguel Nóbrega a repetir a posição da manha em HE (4º lugar).

No domingo, dia 10 de Junho, decorreu mais uma prova urbana em Abrantes, com chegada no parque Aquapolis Norte de Abrantes. Nesta etapa de distância média destacamos: Ricardo Lopes, em D21B, em 1º lugar, Susana Almeida, a correr em D21A, em 2º lugar, Diogo Neto, em H14, em 5º lugar.

No final do evento, Miguel Nóbrega subiu ao pódio para receber o 3º lugar, em H Elite, mais um feito na história recente do Natura.

Todos os resultados disponíveis aqui.

 

Parabéns também a todos os atletas que têm competido no Portugal City Race, nomeadamente todos aqueles que têm alcançado pódios. 

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt 

http://www.facebook.com/coviseu 

http://www.fpo.pt

 

 

Published in Orientação
 Pódio da etapa distânica longa em M/H40
Pódio da etapa distânica longa em M/H40 (Foto:João Alves)

 

Nos dias 17 e 18 de março decorreu, numa organização do Clube de Orientação do Minho, Município de Vieira do Minho e Federação Portuguesa de Orientação, o Campeonato Nacional de Distância Longa e Sprint.

O evento contemplou duas etapas, uma distância longa e um sprint, ambas para encontrar os campeões nacionais nestas distâncias, mas também pontuáveis para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre,

A Serra da Cabreira foi o local escolhido para a prova de distância longa, no sábado. O ambiente era bem diferente do habitual. Um manto de neve cobria toda a área da prova, o acesso à arena esteve cortado, sendo necessário a ajuda de um limpa neves para permitir o acesso dos atletas à zona da arena. As partidas atrasaram-se, portanto, cerca de 2 horas.

Esperava-se, assim, uma prova complicada e dura tanto fisicamente como tecnicamente. Ao mesmo tempo proporcionou a muitos atletas uma nova experiência, navegar em terreno completamente coberto de neve, num terreno já por si muito exigente.

No domingo decorreu a prova de Sprint na vila de Vieira do Minho, num misto de urbano e parques, o que exigia mais atenção por parte dos atletas.

O Natura fez-se representar por 8 atletas. Na prova de distância longa, destaque para os resistentes Susana Almeida que alcançou um 2º lugar em D21A, Ricardo Lopes que conquistou o 2º lugar em H21B e Tiago Reis que conseguiu um 3º lugar em H40, alcançando assim a medalha de bronze no seu escalão.

Na prova de sprint urbano destaca-se, mais uma vez, a atleta Susana Almeida que conquistou o 3º lugar.

Todos os resultados disponíveis aqui.

Parabéns ao Clube de Orientação do Minho por ter conseguido levar a bom porto um evento cuja realização se avizinhava difícil.

A orientação nacional regressa nos dias 19 e 20 de Maio com os campeonatos nacionais de distância média e de estafetas em Mora.

 

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt  

http://www.facebook.com/coviseu 

http://www.fpo.pt

Texto: Carla Macedo

Fotos: Município de Vieira do Minho (slideshow) e João Alves (artigo)

Published in Orientação

Jovem Diogo Neto em destaque no PIOM 2018

Tuesday, 13 March 2018 23:19

O último dos três fins de semana de orientação internacional em Portugal foi em Penamacor nos dias 17 e 18 de fevereiro. Numa organização do Clube de Orientação do Centro (COC), o PIOM 2018 recebeu igualmente centenas de atletas, muitos deles estrangeiros.

O evento contemplou três etapas, duas delas pontuáveis para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre, distância média e distância longa, sendo a última também pontuável para o ranking mundial da modalidade (WRE).

Da participação do Natura, destaque para a excelente prestação do jovem atleta Diogo Neto, que alcançou o 4º e 5º lugar (3º e 4º melhor português) nas duas etapas mais importantes, mostrando uma excelente evolução. Destaque ainda para Ricardo Lopes em H21B que alcançou um 2º e 3º lugares e para Susana Almeida que em D21A alcançou a terceira posição na Distância Longa.

Todos os resultados disponíveis aqui.

A orientação nacional regressa nos dias 16 e 17 com os campeonatos nacionais de distância longa e sprint em terras minhotas (Vieira do Minho). Até lá.

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt  

http://www.facebook.com/coviseu 

http://www.fpo.pt

Texto: Miguel Nóbrega

Fotos: Filipe Reinoite (slideshow) e Gildo Silva (artigo)

Miguel Nóbrega (Homens Elite)

 

Published in Orientação

O grande evento de orientação em terras portugueses decorreu, como já é tradição, na época carnavalesca. Durante 4 dias mais de 2 milhares de atletas marcaram presença em terras alentejanas para mais um grande Portugal O’Meeting. Esta ano com a organização do ADFA, Évora e Portel foram os centros do evento. A comitiva do Natura não podia faltar, e apresentou-se com 10 atletas, 6 masculinos e 4 femininos.

A primeira etapa teve a bela cidade de Évora como palco de um percurso de Distância Média em ambiente urbano. Um percurso bonito sem grandes dificuldades técnicas, que permitiu aos atletas usufruir da beleza natural de Évora. Ricardo Lopes começou desde cedo a marcar posição, alcançando o 1º lugar em H21B. Nesta primeira etapa destaque também para Susana Almeida que em D21A, foi a melhor portuguesa, 14ª no total, provando a sua apetência para percursos urbanos.

Susana Almeida (D21A)

Já o segundo dia trouxe uma distância longa em São Bartolomeu do Outeiro. Num terreno muito rápido, os percursos longos eram o grande desafio dos atletas. O atleta Miguel Nóbrega a participar em Homens Elite realizou o percurso de mais de 18 km em linha reta, em 2:20:56, bem longe dos lugares cimeiros mas muito interessante para um iniciante. Já Ricardo Lopes e Susana Almeida perderam algumas posições nesta segunda etapa.

O terceiro dia trouxe mais uma etapa de distância média mas desta vez em floresta, no mesmo mapa do dia anterior. Nesta etapa destaque para o jovem Diogo Neto em H14 com o 4º lugar tempo entre os portugueses e o regresso ao 1º lugar de Ricardo Lopes em H21B.

Finalmente no último dia, mais uma distância longa, e mais dois excelentes resultados de Diogo Neto e Ricardo Lopes, 3º e 2º melhor portugueses.  

No somatório das várias etapas ficou assim:

Diogo Neto – 16º lugar M14

Rafael Silva – 94º lugar em H21A 

Susana Almeida – 25º lugar em D21A

Carla Macedo – 36º lugar em D21A

Sofia Pinto – 50º lugar em D21A

Ana Pinto – 46ª lugar em D21A

Ricardo Lopes – 1º lugar em H21B

Luís Miguel Pires – 44º em H40

Tadeu Celestino – 56º em H40

Miguel Nóbrega – 42º em HE

  

Todos os resultados aqui.

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt   

http://www.facebook.com/coviseu  

http://www.fpo.pt

Comitiva do Natura em Évora 

 

Published in Orientação

Após o interregno de Verão, a orientação regressou em grande com o Campeonato Ibérico Masculino, que decorreu em paralelo com o Troféu de Orientação do Minho. Com organização do Clube de Orientação do Minho (.COM), Montalegre foi o centro do evento.

Anualmente são apurados, em eventos distintos, os Campeões Ibéricos Masculinos e Femininos. Após três etapas, uma distância média, um sprint e uma distância longa, o grande vencedor do escalão de Elite foi o espanhol Álvaro Prieto Del Campo do Malarruta. O 2º classificado foi o português Pedro Nogueira da ADFA a apenas 6 pontos do vencedor. Já o terceiro lugar do pódio foi entregue ao espanhol Raúl Ferra Murcia. No que diz respeito ao atletas do Clube de Orientação de Viseu – Natura, Miguel Nóbrega alcançou o 18º lugar neste que é o seu primeiro ano em Elite.

Relativamente aos restantes atletas do Natura, destaque para mais um pódio de Carla Macedo em D21B no somatório das três etapas. Apesar de ter vencido o sprint e a distância longa, o tempo alcançado na distância média não a permitiu subir ao lugar mais alto do pódio.

Ainda no setor feminino, destaque também para Susana Almeida que em D21A foi a melhor portuguesa no sprint, só batida por duas atletas espanholas e a terceira melhor portuguesa na distância longa. No somatório das três etapas alcançou um honroso 6º lugar na geral (3ª melhor portuguesa).

Destaque ainda para o facto de ambas as atletas liderarem os respetivos rankings nacionais, sendo que Susana Almeida conseguiu já pontuação suficiente para promoção ao escalão de Elite.

A nível coletivo, o Clube de Orientação de Viseu – Natura alcançou o 18º lugar, tendo sido a 8ª melhor equipa portuguesa.

A orientação regressa no final de Outubro com o V Costa Alentejana O’Meeting.

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt

http://www.facebook.com/coviseu

 http://www.fpo.pt

Published in Orientação

O Luso recebeu nos passados dias 11 e 12 de junho três etapas de orientação pedestre, todas pontuáveis para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação

Se de manhã, a vila do Luso acolheu um sprint urbano pelas belas ruas daquela vila, a etapa da tarde reservou aos atletas um desafiante sprint na mata do Bussaço. Para domingo o Clube de Orientação da Bairrada preparou uma Distância Média no mapa de Vacariças, local onde se tinha realizado o Campeonato Nacional de Estafeta à dois anos atrás, um mapa não muito rápido e bastante exigente fisicamente.

O Clube de Orientação de Viseu - Natura participou com uma comitiva constituída por atletas de diferentes idades, dos 14 aos 64 anos. Destaque para o jovem atleta Diogo Neto que no seu primeiro ano em H14 alcançou um fantástico 3º lugar no somatório das três etapas. Realce também para a participação feminina do clube, com o 2º lugar de Carla Macedo em D21B, 3º lugar de Susana Almeida em D21A e Hermínia Tavares em D60

Todos os resultados do Bairrada O'meeting 2017 aqui.

Susana Almeida e Carla Macedo lideram neste momento os respetivos escalões no ranking da Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre. A Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre regressa agora em Setembro em Montalegre. Até lá o Clube participará no calendário City Race.

O clube marcará presença também na Feira do Desporto de Viseu 2017, nas manhãs desportivas de Viseu e organizará também o Tondela City Race nos próximos dia 1 e 2 de julho. Segue tudo aqui e no facebook do clube.

 

 

Published in Orientação