Orientação Adaptada, Um desporto para todos - Estafeta da Amizade // Dia Mundial da Orientação (WOD) - 24 de Maio 2017

Wednesday, 19 April 2017 10:08
(0 votes)
Written by 

Apresentação

Indo ao encontro dos ideais do Desporto para Todos o Clube de Orientação de Viseu – Natura e o Centro de Apoio a Deficientes de Santo Estêvão unem sinergias para a organização da prova de Orientação Adaptada, um Desporto para Todos- Estafeta da Amizade. 

Assim, particularmente direcionada a pessoas portadoras de deficiência, crianças até ao 1ºciclo e a idosos não queremos deixar ninguém de fora e desde já convidamos a todos a juntarem-se a nós no dia 24 de maio, pelas 13:00 horas, no Parque desportivo do Fontelo em Viseu.

Contudo, este ano, o evento realizar-se-à em paralelo com o Dia Mundial Da Orientação e como tal estará disponível também um percurso de orientação pedestre formal para quem queira experimentar uma outra vertente da modalidade. 

O evento estará também incluído no âmbito do "Orienta-te por Valores: a Ética e o Fair-play para Todos" da Federação Portuguesa de Orientação, que visa a promoção e o reforçar da vivência e prática dos valores da Ética e do Fair-play no Desporto. 

A participação na prova pode ser realizada em pequenos grupos, a pares ou individualmente, sendo que os participantes poderão optar por dois percursos:

  1. orientação adaptada - direcionado para pessoas com limitações cognitivas, crianças em idade pré-escolar e idosos, a prova poderá ser realizada individualmente ou em pequeno grupo e terá um percurso 1300 m ao longo do qual os atletas serão estimulados a visitar 12 pontos de controlo. 
  2. orientação pedestre - percurso formal no Parque do Fontelo com cerca de 10 pontos de controlo em elementos de fácil identificação. O objetivo passo por ter contacto com os princípios básicos da orientação: ler um mapa e controlar os diferentes pontos de controlo.

Programa

22 de maio (segunda-feira)

23:59:59 - Encerramento das inscrições

24 de maio (quarta-feira)

12:30 h  Abertura do secretariado (Parque do Fontelo)

13:00 h – Briefing inicial

13:10 h – Partidas dos primeiros atletas

15:30 h – Lanche convívio

16:00 h - Cerimónia de Entrega de Prémios

Não perca esta oportunidade de praticar uma atividade divertida e com um elevado potencial inclusivo. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas através do seguinte endereço: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Informações complementares

 

Orientação Adaptada o que é?

É uma disciplina da Orientação, vocacionada especificamente para portadores de deficiência intelectual e crianças em idade pré-escolar.

Subdividida em duas vertentes, uma primeira de carácter predominantemente de divertimento, denominada por “Atividade Adaptada”, tem um propósito eminentemente lúdico e o seu desenvolvimento requer a constante interação de um pequeno grupo de indivíduos. Uma segunda, intitulada de “Orientação Adaptada”, tem um intuito puramente competitivo, apela à autonomia dos praticantes para o desenvolvimento e concretização individual do percurso.

Como se faz?

  1. No início da atividade o praticante recebe um mapa do local onde se encontra assinalado o terreno de prova, a sinalética correspondente ao número de pontos a visitar, assim como a respetiva sequência de cores correspondente à resposta correta que deve ser assinalada num cartão fornecido no início da prova.
  2. Em cada ponto de controlo a visitar está materializado por um ponto de observação no qual se pode observar um conjunto de 3 a 5 balizas com as sequências de cores.

  3. O fator tempo é relegado para segundo plano. O importante é que o orientista faça a correlação entre o que se encontra assinalado no mapa e o que está materializado no terreno sob a forma de sequência de cores.

  4. Os participantes devem ser incentivados a interpretarem o terreno de prova, aproximar-se e observar atentamente as sequências de cores e a compará-las com a sinalética do mapa.

  5. Posteriormente à observação regressam ao ponto de observação e, através de um picotador (alicate), assinalam a resposta correta no cartão de controlo fornecido no início da prova.

  6. Vence aquele que no final da prova obtiver o maior número de respostas corretas.

 

Para completar estas informações não deixe de consultar:

Artigo de Tadeu Celestino & Antonino Pereira (2015) “Orientação Adaptada: Características e Potencialidades de um Desporto de Inclusão” na Revista Científica da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, em:
http://www.fpdd.org/output_efile.aspx?id_file=3875

Artigo da Federação Portuguesa de Orientação “Trail Orienteering”: http://www.fpo.pt/Trail-O

Artigo do Grupo Desportivo 4 Caminhos “Orientação Adaptada Um Desporto para a Deficiencia Intelectual:
http://gd4caminhos.com/eventos/circuito/images/stories/circuito/ori_adaptada_regulamento.pdf

 

Vídeo da Edição 2016:

Vídeo de Marta Matos - Invictus

 

 

share this item
facebook googleplus linkedin rss twitter youtube
item hits
Read 1093 times
Last modified on
Sunday, 30 April 2017 16:58