Finlandeses dominam provas individuais do III Meeting de Orientação Dão Lafões – Satão WRE 2018

Saturday, 03 March 2018 00:18
(0 votes)
Written by 

Num fim de semana frio, Satão recebeu o III Meeting de Orientação Dão Lafões – Satão WRE 2018, evento que contemplou 3 etapas de orientação, uma distância média, um sprint noturno e uma distância longa. Com a participação de mais de 600 atletas, muitos deles estrangeiros, os atletas experienciaram desafios classificados por muitos como espetaculares, numa organização do Clube de Orientação de Viseu – Natura, Município do Satão, Federação Portuguesa de Orientação e Federação Internacional de Orientação, para além dos imensos apoios locais.

No sábado de manhã, a Serra de São Matias em Vila Boa recebeu um World Ranking Event, ou seja, um evento a contar para o ranking mundial da modalidade. Num mapa extremamente exigente, as classes de elite foram dominadas por atletas finlandeses, com Olli Ojanaho da equipa HS a vencer Homens Elite com 41:29, menos 31 segundos do que o segundo classificado Jan Prochazka do KR e menos 87 segundos do que o espanhol Eduardo Gil Marcos da equipa Attundaok. Já em Damas Elite, a Filandesa Marika Teini (SK Pohjantäht) comprovou o seu favoritismo ao vencer com mais de 5 minutos de vantagem sobre a segunda classificada Tova Olsson (IKHP) e 6 minutos sobre a terceira classificada Fanni Gyurko (KR).

Marika Tenni - Vencedora da distância média e distância longa do III Meeting de Orientação Dão Lafões (Foto: Rafael Farias)

No sprint noturno no Satão, os atletas ibéricos mostraram ser os mais fortes com as três primeiras posições em Homens Elite a serem ocupadas por Eduardo Gil, Andreu Blanes e o portugues Ricardo Esteves, que mostrou mais uma vez a sua apetência para os sprints. Já no escalão feminimo Filipa Rodrigues e Carolina Delgado levaram a melhor sobre Fanni Gyurko.

 Hannu Airila vendor da distância longa

Para domingo estava reservado mais um grande desafio. Uma distância longa, novamente na Serra de São Matias. Num terreno explêndido, a exigência técnica surpreendeu muitos atletas, exigindo níveis físicos e técnicos próximos da perfeição. Hannu Airila (KR) fez uma prova extraordinária, percorrendo os mais de 13 km (em linha reta) em 1:33:56, batendo Filip Grahn (Hestra IF) por por pouco mais de 1 minuto e Antonio Martínez (TuMe) por pouco mais de 2 minutos. Já no escalão feminino Marika Teini mostrou mais uma vez a sua superioridade ao vencer com mais de 6 minutos de vantagem sobre Marianne Haug (IKHP) e Fanni Gyurko (KR).

 

No somatório de pontos das três etapas, o espanhol António Martínez Perez (TuMe) venceu o escalão de Homens Elite, enquanto Fanni Gyurko (KR) venceu o escalão Damas Elite.

1          Antonio Martínez Pérez 91        [10362] TuMe

2          Eduardo Gil Marcos      94        [10089] Attundaok

3          Jan Prochazka  84        [10345] KR

4          Hannu Airila      85        [10345] KR

5          Graham Gristwood        84        [10345] KR

 

1          Fanni Gyurko    [10345] KR      

2          Karoliina Ukskoski        [7152] Koovee  

3          Carolina Delgado          [052] GD4C

4          Elaine Lenz       [7293] ADAAN

5          Marika Teini      [10341] SK Pohjantähti

 

Todos os resultados em http://www.modal.coviseu-natura.pt/satao2018

Facebok do Evento.

 

 

Pódio final do III Meeting de Orientação Dão Lafões - Satão WRE 2018 (Foto: Sofia Pinto)

 

share this item
facebook googleplus linkedin rss twitter youtube
item hits
Read 264 times
Last modified on
Monday, 02 April 2018 14:19