Seleção Francesa domina provas Individuais do Beira Alta O’Meeting 2022

Sunday, 13 February 2022 15:09
(0 votes)
Written by 

Com temperaturas negativas, Penedono e Sernancelhe receberam o Beira Alta O’Meeting 2022 (BEIRAOM’22). Evento que contou com 3 etapas de orientação, uma distância média, um sprint e uma distância longa. Com a participação de cerca de 600 atletas, metade oriundos de 19 nacionalidades diferentes, os atletas experienciaram desafios classificados por muitos como espetaculares, numa organização do Clube de Orientação de Viseu – Natura, Município de Penedono, Município de Sernancelhe, Federação Portuguesa de Orientação e Federação Internacional de Orientação, para além das juntas de freguesia locais. 

No sábado, Penela da Beira foi palco de duas etapas. De manhã, a distância média, a contar para a Taça de Portugal. Num mapa rápido, com diferentes tipos de terreno, as classes de elite Masculina foram dominadas por atletas franceses, a conseguirem 4 atletas nos 5 primeiros classificados, com Mathieu Perrin pela seleção Francesa (PFCO 42) a vencer Homens Elite com 33’28’’, apenas menos 4seg que o seu colega de equipa Quentin Moulet e menos 30seg que o Sueco William Lind, que concorreu vestindo as cores da equipa Portuguesa GD4C. Já em Damas Elite, a Lituana Ausrine Kutkaite não deu hipótese à concorrência, ao vencer com mais de 2 minutos de vantagem sobre a segunda classificada Cécile Calandry da Seleção Francesa (PFCO 42) e quase 2 minutos e 30 sobre a terceira classificada, a Suiça Sofie Bachmann (OLV Baselland). 


Cecile Calandry - Vencedora do sprint e distância longa do Beira Alta o’meeting 2022 (Foto de Ana Barreira)

Da parte da tarde, também em Penela da Beira, disputou-se o sprint pontuável para o World Ranking Event. Prova esta, que a maioria dos atletas esperava, para iniciarem a época pontuando para o ranking mundial da modalidade. Como esperado, a etapa foi disputada ao segundo, tendo os 10 primeiros atletas da elite masculina, ficado separados por pouco mais de 1 minuto. Aqui o grande vencedor foi o Suíço Tobia Pezzati (SCOM Mendrisio), com um excelente tempo de 13’42’’, deixando a apenas 12seg o Checo Tomas Krivda, e a 18seg do Italiano Ilian Angeli (FISO) em Homens Elite. Tomas Lima (COC), que de manha já tinha demonstrado estar em boa forma, tendo mesmo atingindo um honroso 12º lugar, à tarde voltou a fazer a proeza, ficando a apenas 2 segundos do TOP10. Já no escalão Damas EliteCécile Calandry (PFCO 42), vingou o segundo lugar da manhã, tendo mesmo vencido a etapa de sprint WRE, deixando a segunda classificada Sofie Bachmann (OLV Baselland) a 20seg e a Checa Marketa Mulickova a 37seg.


Mathieu Perrin (Foto: Ana Barreira)

Para domingo estava reservado, para muitos, a etapa rainha do evento, pontuável para o World Raking Evente (WRE). Uma distância longa, desta vez em Vila da Ponte, no concelho de Sernancelhe. Num terreno mais exigente que o do dia anterior, surpreendeu muitos atletas, pela exigência física e técnica. Novamente Mathieu Perrin (PFCO 42) fez uma prova extraordinária, não dando qualquer hipótese à concorrência, alcançando o primeiro lugar em Homens Elite. Percorreu os mais de 12 km (em linha reta) em 74’57’’, batendo novamente o seu colega Quentin Moulet (PFCO 42) por mais de 3 minutos e Áron Bakó (TH) por mais de 6 minutos. Destaque ainda para Tomás Lima (COC), ao ser o melhor português, num honroso 15º lugar. Já no Damas Elite, uma vez mais, Cécile Calandry (PFCO 42) venceu a etapa com exatamente 78min de prova, deixando para trás, a mais de 2min a suiça Sofie Bachmann (OLV Baselland), e a quase 5min, a húngara Zsófia Sárközy (TH).

No somatório de pontos das três etapas, o francês Mathieu Perrin (PFCO 42) venceu o escalão de Homens Elite, enquanto a francesa Cécile Calandry (PFCO 42) venceu o escalão Damas Elite. A consistência ao longo das três etapas, valeram a Tomás Lima do Clube de Orientação do Centro, um fantástico decimo lugar, mostrando assim grandes indicadores para a época 2022.

Resumo dos resultados do somatório de pontos das 3 etapas:

Homens Elite

1 Mathieu Perrin - PFCO 42

2 Quentin Moulet - PFCO 42

3 Tobia Pezzati - SCOM Mendrisio

4 Áron Bakó - TH

5 Ilian Angeli - FISO

Damas Elite

1 Cécile Calandry - PFCO

2 Sofie Bachmann - OLV Baselland

3 Ausrine Kutkaite - Lithuania OF

4 Zsófia Sárközy - TH

5 Jenny Ojala - Finland

 

Por fim, e a nível coletivo, a Team Hungary levou a melhor que toda a restante concorrência, vencendo o troféu Beira Alta O’Meeting 2022, seguido do Grupo Desportivo União Azoia e da Lithuania OF.

Todos os resultados em:

http://beiraom.coviseu-natura.pt/WRE22/pt/resultados-final-beiraom/

Facebook do Evento:

https://www.facebook.com/events/525752091374921


Pódio final do Beira Alta O’Meeting 2022 (Foto: Ana Barreira)

 

share this item
facebook googleplus linkedin rss twitter youtube
item hits
Read 230 times
Last modified on
Thursday, 10 March 2022 22:24
More in this category: « 22º GP RA4 NAOM 2022 »