Está aberta a época 2019 de orientação

Tuesday, 05 February 2019 12:13

Um novo ano chegou, e com ele mais uma época de orientação, onde haverá muitos fins de semana de orientação nas mais diferentes vertentes da modalidade.

O mês de janeiro trouxe dois eventos principais, o Barcelos City Race, etapa inaugural do circuito Portugal City Race e o Aguiar da Beira O'Meeting, evento a contar para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre, mas também World Ranking Event (WRE)

Barcelos City Race
Barcelos City Race (Foto: Amigos da Montanha)

Começando pelo Barcelos City Race, O Natura participou com 6 atletas, tendo todos eles alcançado top 10 nos respetivos escalões. Num evento em formato mass start (todos os atletas partem em simultâneo) e num evento onde participaram mais de 300 atletas, Susana Almeida foi o grande destaque com o 2º lugar em Seniores Femininos. Em Seniores Masculinos, Miguel Nóbrega ficou à beira do pódio com o 4º lugar. Excelente resultado também de Diogo Neto, 5º lugar em Juvenis Masculinos. 

 

Aguiar da Beira
Aguiar da Beira "O" Meeting 2019 (Foto: Jornal Mais Aguiar da Beira)

As provas de floresta, começaram no fim de semana seguinte, numa das melhores zonas para a prática da modalidade, Aguiar da Beira. Num evento repleto de qualidade, o Natura participou com 15 atletas, sendo que contou com a estreia de dois aletas, que quiserem experimentar a modalidade (o próximo podes ser tu :) ). 

No sábado realizou-se uma desafiante distância longa enquanto que para domingo ficou reservada uma distância média WRE. A participação do Natura foi bastante positiva, sendo que apesar de não termos alcançado pódios, houve vários resultados interessantes.

Tiago Reis - 4º M40 (2º melhor português)
Susana Almeida - 5º D21A (Melhor portuguesa)
Hermínia Tavares - 4º W65
José Almeida - 7º M21B
Carla Macedo - 12º D21A
Diogo Neto - 12º M16
Rui Martins - 15º M21A
Ricardo Lopes - 23º M21A
Rafael Silva - 26º M21A
Sérgio Aguiar - 27º M50
João Moura - 29º M21A
Miguel Nóbrega - 45º ME
João Rodrigues - 16º FC
Luís Frias - 22º FL
Tiago Lopes - 22º FL

Todos os resultados disponíveis aqui.

A orientação continua no próximo fim de semana de 15 e 16 de fevereiro, em Mora. 

Acompanha todo o calendário em www.orioasis.pt.

Queres experimentar? contacta-nos!

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt  

http://www.facebook.com/coviseu 

http://www.fpo.pt

Texto: Miguel Nóbrega

Written by

Os percursos do III Meeting de Orientação Dão Lafões - Satão WRE 2018, foram considerados o 4º e 7º  melhores percursos do ano de 2018 a nível internacional.

E se a distância média de Elite Feminina do evento português, realizada em Sátão, ficou em quarto lugar do “Course of the Year 2018” com 11.380 pontos, a vencedora veio da República Checa, a World Cup final Czech Republic Middle 2018, com 24.930 pontos. A segunda foi o JWOC middle distance Men 2018, com 17.360 pontos e a terceira a prova norueguesa Norwegian Champs Ultralong 2018 – H21E, com 15.890 pontos.

Este resultado é apresentado no site “World of O – International Orienteering News”, que apresenta a classificação de 25 provas realizadas no ano de 2018 no mais diversos países e que foi sujeito a uma votação que teve lugar neste site.

Mais um momento de orgulho para a orientação nacional, para o Clube de Orientação de Viseu e para o Município de Sátão.

Este é, pois mais um dado, que atesta a importância para a aposta nesta modalidade que atrai muitos praticantes e que pode tornar-se um fator de desenvolvimento de diversas áreas com excelentes condições para a prática da orientação, como é o caso de Sátão.

Recorde-se que a atleta finlandesa Marika Teini tinha elegido o III Meeting Dão Lafões, que teve lugar no concelho de Sátão, em Fevereiro, como o melhor local em que ela correu em 2018, como Dão e Demo havia noticiado.

Fonte: Adaptado de Dão e Demo 

Written by

Realizou-se no passado dia 15 de dezembro a Cerimónia de Encerramento de época 2018 da Federação Portuguesa de Orientação. <

Realizada em Leiria, esta cerimónia premiou os vencedores dos diversos rankings do calendário nacional de orientação assim como alguns dirigentes e clubes que se destacaram durante este ano. 

Do lado do Clube de Orientação de Viseu - Natura, destaque para a eleição do Clube como um dos Clubes Promotores de Boas Práticas (também o Clube de Orientação do Centro foi eleito). Uma homenagem ao trabalho que tem vindo a ser feito no sentido de tornar a orientação e o desporto, uma referência na formação de atletas e uma referência na busca de um sociedade mais inclusiva, justa e responsável.  Relativamente ao Ranking da Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre destaque para Ricardo Lopes que venceu o escalou de H21B e Susana Almeida que terminou em 3º lugar em D21A. PARABÉNS!



 

 

 

Written by

Últimos destaques do Natura

Tuesday, 19 June 2018 20:57

Nos dias 19 e 20 Maio em, Pavia, Mora (Monte dos Condes), o Campeonato Nacional de Distancia Média e de Estafetas, com a organização do Clube Português de Orientação e Corrida (CPOC), Município de Mora e Federação Portuguesa de Orientação. O Clube de Orientação de Viseu deslocou-se de terras de Viriato até ao montado alentejano com 11 atletas.

Na manhã de Sábado, dia 19 de maio, decorreu a prova de distância média pontuável para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre, onde seria apurado o novo Campeão Nacional de Distância Média em Orientação. Desta prova destaca-se: Susana Almeida, em D21A, que alcançou o 1º lugar, José Almeida, a correr em H21B, onde conseguiu o 2º lugar e Tiago Reis, em H40, com um 4º lugar.

No Domingo, decorreu o tão esperado Campeonato Nacional de Estafetas, onde se formam equipas constituídas por 3 elementos na respetiva categoria. . O Natura apresentou-se com uma equipa para Seniores Feminino, duas equipas para Seniores Masculinos e outra equipa para Popular Longa.

Todos os resultados disponíveis aqui.

 

Já no dia 2 junho decorreu em Leirosa, Figueira da Foz, aquela que é a mais antiga prova de orientação pedestres: o 20º Grande Prémio de Orientação do RA4. Com a organização do Clube de Orientação do Centro (COC) e Regimento de Artilharia Nº4, o evento foi constituído por uma espetacular partida em massa, onde todos os atletas partem em simultâneo.

Dos presentes destaca-se Ricardo Lopes, em H21B, com o 1º lugar, Diogo Neto, em H14 que conseguiu um 4º lugar e Sofia Pinto, em D21A, com um 5º lugar.

No fim da prova como já é costume, decorreu um almoço convívio, oferecido pelo RA4, onde foi possível conviver e disfrutar da natureza.

Todos os resultados disponíveis aqui.

 

Nos dias 9 e 10 de Junho decorreu a Taça do Ribatejo Norte em Abrantes, com a organização do Clube de Orientação e Aventura (COA).

O evento contava com 3 etapas, duas etapas de distância média, pontuáveis para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre e uma etapa de sprint.

Na manha de 9 de Junho decorreu a etapa de distância média no parque florestal de São Lourenço. Nesta etapa Diogo Neto alcançou o 2º lugar em H14, a poucos segundos do primeiro lugar, Ricardo Lopes, a correr em H21B, conquistou o 2º lugar, Ana Pinto a correr pela primeira vez em D35 conseguiu o 3º lugar e Miguel Nóbrega, no escalão mais alto da competição, H Elite, alcançou o 4º lugar.

De tarde decorreu uma prova urbana de sprint na cidade de Abrantes, não pontuável para a Taça de Portugal, mas pontuável para o troféu. Nesta etapa destacamos a atleta Ana Pinto que conseguiu o 2º lugar em D35, Susana Almeida em D21A com o 3º lugar e Miguel Nóbrega a repetir a posição da manha em HE (4º lugar).

No domingo, dia 10 de Junho, decorreu mais uma prova urbana em Abrantes, com chegada no parque Aquapolis Norte de Abrantes. Nesta etapa de distância média destacamos: Ricardo Lopes, em D21B, em 1º lugar, Susana Almeida, a correr em D21A, em 2º lugar, Diogo Neto, em H14, em 5º lugar.

No final do evento, Miguel Nóbrega subiu ao pódio para receber o 3º lugar, em H Elite, mais um feito na história recente do Natura.

Todos os resultados disponíveis aqui.

 

Parabéns também a todos os atletas que têm competido no Portugal City Race, nomeadamente todos aqueles que têm alcançado pódios. 

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt 

http://www.facebook.com/coviseu 

http://www.fpo.pt

 

 

Written by

Resultados finais dos Jogos Desportivos do Concelho de Tondela 2018

Orientação Pedestre
Resultados Somatório Pontos das 2 Etapas - Classificação Final Individual 
Melhor Colectividade Orientação Pedestre

Orientação em BTT
Resultados Orientação em BTT 
Melhor Colectividade Orientação em BTT

NOTAS:
1) Os resultados em orientação em BTT estão na forma de tempos. Dado haver apenas uma etapa, a classificação é indiferente ser em tempos ou pontos.
2) Relembramos que os escalões B e C não contam para a classificação.

Legenda:
dns: "Did Not Start" -> atleta não participou
mp: "Missing Point" -> atleta não controlou os pontos todos ou não o fez por ordem correta
dnf: "Did not Finish" -> atleta não picou a box de finish 

Written by

Resultados da etapa de orientação dos Jogos Desportivos de Penalva do Castelo - 26 de maio de 2018 

Resultados por tempos

Legenda:
dns: "Did Not Start" -> atleta não participou
mp: "Missing Point" -> atleta não controlou os pontos todos ou não o fez por ordem correta
dnf: "Did not Finish" -> atleta não picou a box de finish 

Written by

Resultados da 2ª Etapa dos Jogos Desportivos do Concelho de Tondela  - 26 de maio de 2018 - São João Do Monte

Resultados por tempos
Resultados Somatório Pontos das 2 Etapas - Classificação Final Individual 

A Classificação Final Coletiva será divulgada em breve. 

Legenda:
dns: "Did Not Start" -> atleta não participou
mp: "Missing Point" -> atleta não controlou os pontos todos ou não o fez por ordem correta
dnf: "Did not Finish" -> atleta não picou a box de finish 

Written by

Resultados da 1ª Etapa dos Jogos Desportivos do Concelho de Tondela  - 5 de maio de 2018

Resultados por tempos
Resultados Parciais (tempos entre pontos)
Estatística Participação

dns: "Did Not Start" -> atleta não participou
mp: "Missing Point" -> atleta não controlou os pontos todos ou não o fez por ordem correta
dnf: "Did not Finish" -> atleta não picou a box de finish 

Written by

Apresentação

Indo ao encontro dos ideais do Desporto para Todos o Clube de Orientação de Viseu – Natura e o Centro de Apoio a Deficientes de Santo Estêvão unem sinergias para a organização da prova de Orientação Adaptada, um Desporto para Todos- Estafeta da Amizade. 

Assim, particularmente direcionada a pessoas portadoras de deficiência, crianças até ao 1ºciclo e a idosos não queremos deixar ninguém de fora e desde já convidamos a todos a juntarem-se a nós no dia 23 de maio, pelas 13:00 horas, no Parque desportivo do Fontelo em Viseu.

Contudo, este ano, o evento realizar-se-à em paralelo com o Dia Mundial Da Orientação e como tal estará disponível também um percurso de orientação pedestre formal para quem queira experimentar uma outra vertente da modalidade. 

A participação na prova pode ser realizada em pequenos grupos, a pares ou individualmente, sendo que os participantes poderão optar por dois percursos:

  1. orientação adaptada - direcionado para pessoas com limitações cognitivas, crianças em idade pré-escolar e idosos, a prova poderá ser realizada individualmente ou em pequeno grupo e terá um percurso 1300 m ao longo do qual os atletas serão estimulados a visitar 12 pontos de controlo. 
  2. orientação pedestre - percurso formal no Parque do Fontelo com cerca de 10 pontos de controlo em elementos de fácil identificação. O objetivo passo por ter contacto com os princípios básicos da orientação: ler um mapa e controlar os diferentes pontos de controlo.

Programa

 

a divulgar ....

 

Não perca esta oportunidade de praticar uma atividade divertida e com um elevado potencial inclusivo. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas através do seguinte endereço: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Informações complementares

 

Orientação Adaptada o que é?

É uma disciplina da Orientação, vocacionada especificamente para portadores de deficiência intelectual e crianças em idade pré-escolar.

Subdividida em duas vertentes, uma primeira de carácter predominantemente de divertimento, denominada por “Atividade Adaptada”, tem um propósito eminentemente lúdico e o seu desenvolvimento requer a constante interação de um pequeno grupo de indivíduos. Uma segunda, intitulada de “Orientação Adaptada”, tem um intuito puramente competitivo, apela à autonomia dos praticantes para o desenvolvimento e concretização individual do percurso.

Como se faz?

  1. No início da atividade o praticante recebe um mapa do local onde se encontra assinalado o terreno de prova, a sinalética correspondente ao número de pontos a visitar, assim como a respetiva sequência de cores correspondente à resposta correta que deve ser assinalada num cartão fornecido no início da prova.
  2. Em cada ponto de controlo a visitar está materializado por um ponto de observação no qual se pode observar um conjunto de 3 a 5 balizas com as sequências de cores.

  3. O fator tempo é relegado para segundo plano. O importante é que o orientista faça a correlação entre o que se encontra assinalado no mapa e o que está materializado no terreno sob a forma de sequência de cores.

  4. Os participantes devem ser incentivados a interpretarem o terreno de prova, aproximar-se e observar atentamente as sequências de cores e a compará-las com a sinalética do mapa.

  5. Posteriormente à observação regressam ao ponto de observação e, através de um picotador (alicate), assinalam a resposta correta no cartão de controlo fornecido no início da prova.

  6. Vence aquele que no final da prova obtiver o maior número de respostas corretas.

 

Para completar estas informações não deixe de consultar:

Artigo de Tadeu Celestino & Antonino Pereira (2015) “Orientação Adaptada: Características e Potencialidades de um Desporto de Inclusão” na Revista Científica da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, em:
http://www.fpdd.org/output_efile.aspx?id_file=3875

Artigo da Federação Portuguesa de Orientação “Trail Orienteering”: http://www.fpo.pt/Trail-O

Artigo do Grupo Desportivo 4 Caminhos “Orientação Adaptada Um Desporto para a Deficiencia Intelectual:
http://gd4caminhos.com/eventos/circuito/images/stories/circuito/ori_adaptada_regulamento.pdf

 

Vídeo da Edição 2016:

Vídeo de Marta Matos - Invictus

Edição 2017: link aqui

Edição 2016 (em baixo)

 

 

Written by

No passado dia 4 de abril, a Escola Superior de Educação de Viseu recebeu o Seminário “Associativismo no Desporto e Atividade Física: Valores e Futuro”. Integrado na Semana da Atividade Física, o Clube de Orientação de Viseu – Natura, Escola Superior de Educação de Viseu e Freguesia de Viseu levaram à discussão uma temática relevante: o futuro do associativismo, especialmente o associativismo jovem. Com uma plateia com mais de 120 participantes, entre autarcas, dirigentes desportivos, treinadores, atletas e jovens estudantes,  os vários paineís discutiram estratégias, a boa governança e os valores do desporto, exemplos de sucesso e apresentaram a sua visão sobre que aquilo que consideram ser relevante para o futuro do associativismo no desporto. 

Algumas fotos aqui.

Vídeo resumo aqui.

Written by
Page 1 of 4