Decorreu nos passados dias 27 e 28 de Outubro na Costa Alentejana mais um evento de Orientação, o V Costa Alentejana “O” Meeting, com a organização do Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano (COALA) e do Clube de Natureza de Alvito (CNAlvito).
O evento foi composto por 2 etapas, ambas pontuáveis para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre. No sábado de manha decorreu a prova de Distância Média no Monte das Figueiras, num terreno típico alentejano com progressão rápida. Da participação do Natura destaque para Ana Pinto que se fez acompanhar pelo filho de 5 meses no escalão de Difícil Curto, provando que a Orientação é um desporto para todas as idades. Nesta etapa, Susana Almeida consegui um 5º lugar no escalão D21A.
No domingo decorreu a prova de Distância Longa em Relvas Verdes (Santiago do Cacém). Do Natura destaque para Carla Macedo que alcançou o 1º lugar em D21B, Susana Almeida que conseguiu um 3º Lugar em D21A e para Ricardo Lopes que está a dar os primeiros passos na Orientação, alcançando um 5º lugar em H21B.
No somatório das etapas realçamos a atleta Susana Almeida, com um 4º lugar em D21A.
Coletivamente, o Clube de Orientação de Viseu – Natura alcançou o 11º lugar em 34 equipas presentes.
Todos os resultados aqui.
O próximo evento em que o COV marcará presença é o Troféu Ori-Mondego, que decorre na Figueira da Foz, no dia 18 de Novembro.
Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:
http://www.facebook.com/coviseu
Após o interregno de Verão, a orientação regressou em grande com o Campeonato Ibérico Masculino, que decorreu em paralelo com o Troféu de Orientação do Minho. Com organização do Clube de Orientação do Minho (.COM), Montalegre foi o centro do evento.
Anualmente são apurados, em eventos distintos, os Campeões Ibéricos Masculinos e Femininos. Após três etapas, uma distância média, um sprint e uma distância longa, o grande vencedor do escalão de Elite foi o espanhol Álvaro Prieto Del Campo do Malarruta. O 2º classificado foi o português Pedro Nogueira da ADFA a apenas 6 pontos do vencedor. Já o terceiro lugar do pódio foi entregue ao espanhol Raúl Ferra Murcia. No que diz respeito ao atletas do Clube de Orientação de Viseu – Natura, Miguel Nóbrega alcançou o 18º lugar neste que é o seu primeiro ano em Elite.
Relativamente aos restantes atletas do Natura, destaque para mais um pódio de Carla Macedo em D21B no somatório das três etapas. Apesar de ter vencido o sprint e a distância longa, o tempo alcançado na distância média não a permitiu subir ao lugar mais alto do pódio.
Ainda no setor feminino, destaque também para Susana Almeida que em D21A foi a melhor portuguesa no sprint, só batida por duas atletas espanholas e a terceira melhor portuguesa na distância longa. No somatório das três etapas alcançou um honroso 6º lugar na geral (3ª melhor portuguesa).
Destaque ainda para o facto de ambas as atletas liderarem os respetivos rankings nacionais, sendo que Susana Almeida conseguiu já pontuação suficiente para promoção ao escalão de Elite.
A nível coletivo, o Clube de Orientação de Viseu – Natura alcançou o 18º lugar, tendo sido a 8ª melhor equipa portuguesa.
A orientação regressa no final de Outubro com o V Costa Alentejana O’Meeting.
Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:
Tondela recebeu no passado domingo a oitava etapa do circuito Portugal City Race. Mas antes da etapa rainha, destaque para o desafiante sprint urbano realizado na tarde de sábado na bela vila do Caramulo. Para além do excelente treino que muitos atletas nacionais puderam experienciar, realizou-se também uma das etapas dos Jogos Desportivos do Concelho de Tondela na modalidade de Orientação Pedestre. Com mais de duas centenas de participantes, o destaque vai para Daniel Marques do Clube de Orientação do Centro que venceu o escalão mais exigente.
Já no domingo, o Parque Urbano de Tondela recebeu mais de três centenas de atletas, entre Jogos Desportivos e City Race. Depois de uma excelente ativação por parte de uma atividade constante do Projeto Manhãs no Parque, os atletas partiram para um mapa que conjugava zonas muito rápidas com zonas mais técnicas.
Os atuais líderes do circuito, Maikel Rodriguez (BUDIÑORAID) e Raquel Ferreira (Individual) voltaram a mostrar a sua superioridade ao vencerem novamente nos escalões mais exigentes, ambos com mais de 3 minutos de vantagem sobre os segundos classificados, respetivamente Luís Leite do GD4C e Sara Miranda dos Amigos da Montanha. Os terceiros lugares ficaram para Ángel Soto (AROMON) e Andrea Dumitru (Individual).
Outros vencedores:
Juvenis M/F : André Roberto (COC) e Margarida Miranda (GD4C)
Juniores M/F: Luís Carlos (ADC) e Verónica Fradique (GD4C)
Veteranos I M/F: Arnaldo Mendes (ADM Ori-Mondego) e Ana Casaca (GDU Azoia)
Veteranos II M/F: Vitor Delgado (GD4C) e Luisa Sánchez (AROMON)
Veteranos III M/F: Costa Leite (Montepio Geral) e Beatriz Leite (Montepio Geral)
Todos os vencedores em www.tondelacityrace.coviseu-natura.pt
As próximas etapas do Portugal City Race realizam-se no dia 15 e 16 de julho em Águeda e Figueira da Foz.
Tondela estreia-se no calendário nacional do Portugal City Race no primeiro fim de semana de julho de 2017. O evento decorrerá paralelamente aos Jogos Desportivos de Tondela, evento desportivo de referência na região. No sábado, a bonita vila do Caramulo receberá um Sprint Urbano a partir das 16:00. Já domingo, dia da etapa rainha em Tondela, iniciaremos com uma breve momento de sensibilização para a importância da ética no desporto, antes do início das partidas às 10.00 para uma distância média urbana. Também no domingo, durante a manhã, realizar-se-à uma prova de orientação adaptada, inserida na Taça de Portugal de Orientação Adaptada.
Ambas as provas são abertas a todos, federados ou não federados, sendo que existirão escalões abertos adequados quem queira apenas conhecer a modalidade ou fazer um passeio em família e/ou com amigos. No domingo, estará também disponível um percuro turístico para quem queira conhecer um pouco da história de Tondela.
Qualquer dúvida não hesites em contactar-nos através do e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
Bem vindo ao Tondela City Race. Contamos contigo!
O Luso recebeu nos passados dias 11 e 12 de junho três etapas de orientação pedestre, todas pontuáveis para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação.
Se de manhã, a vila do Luso acolheu um sprint urbano pelas belas ruas daquela vila, a etapa da tarde reservou aos atletas um desafiante sprint na mata do Bussaço. Para domingo o Clube de Orientação da Bairrada preparou uma Distância Média no mapa de Vacariças, local onde se tinha realizado o Campeonato Nacional de Estafeta à dois anos atrás, um mapa não muito rápido e bastante exigente fisicamente.
O Clube de Orientação de Viseu - Natura participou com uma comitiva constituída por atletas de diferentes idades, dos 14 aos 64 anos. Destaque para o jovem atleta Diogo Neto que no seu primeiro ano em H14 alcançou um fantástico 3º lugar no somatório das três etapas. Realce também para a participação feminina do clube, com o 2º lugar de Carla Macedo em D21B, 3º lugar de Susana Almeida em D21A e Hermínia Tavares em D60.
Todos os resultados do Bairrada O'meeting 2017 aqui.
Susana Almeida e Carla Macedo lideram neste momento os respetivos escalões no ranking da Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre. A Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre regressa agora em Setembro em Montalegre. Até lá o Clube participará no calendário City Race.
O clube marcará presença também na Feira do Desporto de Viseu 2017, nas manhãs desportivas de Viseu e organizará também o Tondela City Race nos próximos dia 1 e 2 de julho. Segue tudo aqui e no facebook do clube.
O Projeto "Orientação, muito mais do que um Desporto", é uma iniciativa do Clube de Orientação de Viseu - Natura, com o apoio da Freguesia de Viseu, que tem como objetivo divulgar o potencial formador da Orientação assim como desmitificar a sua prática.
Este projeto inclui diversas atividades tendo já sido realizados dois eventos: Orientação Adaptada, Um Desporto para Todos e Orienta-te - Mega Prova de Orientação.
As atividades continuam nos próximos dias 24 e e 25 de junho:
Dia 24 - das 10h30 às 12:30 - Pavilhão do Fontelo
- ABC da Orientação - Um Desporto ao Alcance de Todos
- Ação de Formação teórico-prática informal sobre orientação
- Inscrição gratuita mas com lugares reservados. Os interessados devem enviar e-mail para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Dia 25 - às 10:00 - Concentração no recinto da Feira do Desporto
- Orienta-te em Família e trás um amigo também
- Orientação Solidária para conhecer Viseu
- Recolha de bens alimentares a favor da instituição "Borá lá Viseu"
- A inscrição é um bem alimentar, a ser entregue no dia
Ambas as atividades estão inseridas no programa da edição 2017 da Feira de Desporto de Viseu, organizada anualmente pelo Município de Viseu - Viseu Ativo.
Junta-te a nós.
Mais informação através de This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Com o passar da época desportiva começam também a chegar as grandes decisões na Orientação Pedestre. Nos passados dia 22 e dia 23 de abril realizaram-se os Campeonatos Nacionais de Distância Média e Estafetas, numa organização da Associação de Deficientes das Forças Armadas (ADFA) - Delegação de Évora.
A Freguesia de Landeira recebeu no sábado os Campeonatos Nacionais de Distância Média. Num terreno típico de montado alentejano, com progressão rápida e muitos detalhes de relevo, proporcionou aos atletas um percurso rápido. Da participação do Natura destaque para o setor feminino, nomeadamente para os 2ºs lugares de Hermínia Tavares (D60) e Carla Macedo (D21B), e o 5º lugar de Susana Almeida (D21A). No escalão máximo da orientação nacional, Miguel Nóbrega não acompanhou o ritmo e alcançou apenas o 16º lugar, numa prova que acabou por ser anulada.
No domingo realizaram-se as esperadas estafetas, uma prova apreciada por todos pelo ambiente de festa envolvente. O Natura participou com duas equipas, uma em Seniores Femininos e outra em Seniores Masculinos. A equipa feminina composta por Sofia Pinto, Susana Almeida e Carla Macedo alcançaram o 6º lugar. Já a equipa masculina acabou por ser desqualificada por um erro do atleta Miguel Nóbrega no segundo percurso.
As grandes emoções da orientação pedestre voltam no fim de semana de 20 e 21 de maio em Constância e Abrantes com os Campeonatos Nacionais de Distância Longa e Sprint.
Apresentação
Indo ao encontro dos ideais do Desporto para Todos o Clube de Orientação de Viseu – Natura e o Centro de Apoio a Deficientes de Santo Estêvão unem sinergias para a organização da prova de Orientação Adaptada, um Desporto para Todos- Estafeta da Amizade.
Assim, particularmente direcionada a pessoas portadoras de deficiência, crianças até ao 1ºciclo e a idosos não queremos deixar ninguém de fora e desde já convidamos a todos a juntarem-se a nós no dia 24 de maio, pelas 13:00 horas, no Parque desportivo do Fontelo em Viseu.
Contudo, este ano, o evento realizar-se-à em paralelo com o Dia Mundial Da Orientação e como tal estará disponível também um percurso de orientação pedestre formal para quem queira experimentar uma outra vertente da modalidade.
O evento estará também incluído no âmbito do "Orienta-te por Valores: a Ética e o Fair-play para Todos" da Federação Portuguesa de Orientação, que visa a promoção e o reforçar da vivência e prática dos valores da Ética e do Fair-play no Desporto.
A participação na prova pode ser realizada em pequenos grupos, a pares ou individualmente, sendo que os participantes poderão optar por dois percursos:
Programa
22 de maio (segunda-feira)
23:59:59 - Encerramento das inscrições
24 de maio (quarta-feira)
12:30 h – Abertura do secretariado (Parque do Fontelo)
13:00 h – Briefing inicial
13:10 h – Partidas dos primeiros atletas
15:30 h – Lanche convívio
16:00 h - Cerimónia de Entrega de Prémios
Não perca esta oportunidade de praticar uma atividade divertida e com um elevado potencial inclusivo. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas através do seguinte endereço: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Informações complementares
Orientação Adaptada o que é?
É uma disciplina da Orientação, vocacionada especificamente para portadores de deficiência intelectual e crianças em idade pré-escolar.
Subdividida em duas vertentes, uma primeira de carácter predominantemente de divertimento, denominada por “Atividade Adaptada”, tem um propósito eminentemente lúdico e o seu desenvolvimento requer a constante interação de um pequeno grupo de indivíduos. Uma segunda, intitulada de “Orientação Adaptada”, tem um intuito puramente competitivo, apela à autonomia dos praticantes para o desenvolvimento e concretização individual do percurso.
Como se faz?
Para completar estas informações não deixe de consultar:
Artigo de Tadeu Celestino & Antonino Pereira (2015) “Orientação Adaptada: Características e Potencialidades de um Desporto de Inclusão” na Revista Científica da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, em:
http://www.fpdd.org/output_efile.aspx?id_file=3875
Artigo da Federação Portuguesa de Orientação “Trail Orienteering”: http://www.fpo.pt/Trail-O
Artigo do Grupo Desportivo 4 Caminhos “Orientação Adaptada Um Desporto para a Deficiencia Intelectual:
http://gd4caminhos.com/eventos/circuito/images/stories/circuito/ori_adaptada_regulamento.pdf
Vídeo da Edição 2016:
Vídeo de Marta Matos - Invictus
Joaquim Fotografia do slideshow de Joaquim Margarido.
Aguiar da Beira acolheu, nos dias 4 e 5 de março, o Aguiar da Beira “O” Meeting, a 3ª da série de provas nacionais pontuáveis para o Ranking Mundial de Orientação Pedestre (WRE). Participaram mais de 750 atletas de provenientes de 21 países, com destaque da Finlândia, Espanha, Suécia, Suíça e Noruega.
O evento foi composto por três etapas, todas pontuáveis quer para o ranking mundial, quer para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre. Na manhã de sábado, decorreu uma prova de Distância Média em floresta, com percursos desafiantes, num terreno exigente do ponto de vista técnico. No período da tarde, os atletas rumaram à vila de Aguiar da Beira para participarem na prova de Sprint. No domingo de correu uma prova de Distância Longa em floresta, as condições atmosféricas não foram as mais favoráveis, em virtude dos aguaceiros e do nevoeiro intenso, mas não foram suficientes para demover os atletas no evento.
O COV fez-se representar com 16 atletas, que concluíram as suas provas com sucesso e posicionaram o clube na 15ª posição da classificação geral, entre 149 clubes participantes. A nível individual, destaque para a prestação de Tiago Reis, que alcançou o 9º lugar no escalão M40 (4º melhor atleta português no escalão). Miguel Nóbrega, único atleta do COV em Elite (escalão máximo da Orientação nacional) foi o 3º melhor atleta português. Hermínia Tavares, que terminou na 8ª posição em W60, foi a única atleta portuguesa a competir no seu escalão.
Diogo Neto, Pedro Almeida e António Aguiar, os atletas mais jovens do clube, entre os 12 e os 14 anos, também participaram nas provas dos respetivos escalões.
Ricardo Fernandes e Ricardo Lopes participaram nos escalões Abertos, desenhados especialmente para quem está a ter os primeiros contactos com a modalidade.A sua satisfação foi bem visível no final da prova com ambos manifestarem o desejo de continuar a praticar a modalidade.
Todos os resultados aqui.
O próximo evento em que o COV marca presença é o Campeonato Nacional de Distância Média e Estafetas, que decorre em Vendas Novas, nos dias 22 e 23 de abril.
Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:
Fotografia do slideshow de Helga Nair(Orievents).
O mês de fevereiro fechou com chave de ouro no mundo da Orientação. Mais de 2300 atletas, provenientes de 36 países, rumaram ao distrito de Portalegre para participarem na edição de 2017 do Portugal “O” Meeting. Trata-se do maior e mais importante evento do calendário português da modalidade e um dos principais a nível mundial.
O quadro competitivo do evento foi composto por 4 etapas em floresta, pontuáveis para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre, e uma etapa de Orientação de Precisão (PreO), uma vertente da modalidade que permite igualmente a participação de atletas portadores de deficiência física. As duas primeiras etapas, uma de Distância Média e outra de Distância Longa, decorreram na Aldeia da Mata, no concelho do Crato, nas manhãs de sábado e de domingo. Ainda no domingo, decorreu em Alter do Chão a etapa de PreO. No terceiro dia, na Herdade das Coutadas, concelho de Portalegre, realizou-se uma prova WRE (pontuável para o ranking mundial de Orientação). O evento encerrou na manhã de terça feira, na Herdade das Coutadas, com mais uma prova de Distância Longa.
O Clube de Orientação de Viseu marcou presença com uma comitiva de 12 atletas, que permitiu conquistar a 67ª posição da classificação geral, entre 462 clubes. A nível individual, destaca-se o atleta Miguel Nóbrega que, apesar de uma infortuna lesão no 2º dia do evento, concluiu as 4 etapas, tendo terminado com uma prova em que correu cerca de 20km em 2 horas e 10 minutos, conquistando o 7º lugar entre os atletas nacionais nesta última etapa de distância longa. Carla Macedo e Susana Almeida conquistaram os 16º e 17º lugares, respetivamente, nos respetivos escalões. Tendo em conta apenas as atletas portuguesas na competição, conquistaram ambas o 3º lugar. Sofia Pinto terminou na 26ª posição, 10ª entre as atletas portuguesas.
Diogo Neto, atualmente o atleta mais jovem do clube, participou nas 4 etapas competitivas.
Ana Rita Pinto, grávida de 28 semanas, também participou no evento, provando, mais uma vez, que a Orientação é mesmo um desporto para todos.
Todos os resultados aqui.
No próximo fim de semana realiza-se o Aguiar da Beira “O” Meeting, com 3 etapas WRE.
Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:
© 2019 - Clube de Orientação de Viseu-Natura