Carla Macedo

Carla Macedo

III Troféu Ori Mondego

Friday, 15 April 2022 15:42

No fim de semana 2 e 3 de abril de 2022 decorreu, na Figueira da Foz, o III Troféu Ori Mondego, organizado pela Associação Desportiva do Mondego, Ori-Mondego.

Este evento de orientação contou com duas etapas pontuáveis para a Taça de Portugal e uma etapa de sprint urbano pontuável para a Taça de Portugal de Sprint. Neste evento o Clube de Orientação de Viseu– Natura se fez representar com 13 atletas distribuídos por vários escalões.

No sábado de manhã decorreu, em Leirosa, num terreno de dunas, uma etapa de distância média de floresta, onde destacamos nos escalões abertos Diogo Almeida, em Fácil Longo, e Rui Martins, em Difícil Curto, que conquistaram o 1º lugar e Ana Lopes que alcançou o 3º lugar em Fácil Longo. Já nos escalões de competição, destacamos Tiago Reis que alcançou o 3º lugar no escalão H45 e Diogo Neto, em H18, e Ricardo Lopes, em H21A, que conseguiram o  6º lugar.

Tiago Reis - H45
Tiago Reis - H45

No sábado à tarde, decorreu na Figueira da Foz a etapa de sprint urbano. Do CoViseu-Natura destacamos Diogo Almeida, em Fácil Longo, que conquistou o 2º lugar, Susana Almeida que alcançou o 4º lugar em Dama Elite e Custódio Pinto que chegou ao 5º lugar, em H65.

No domingo de manhã, em Leirosa, decorreu a 2ª etapa de distância média, onde destacamos no escalão Difícil Curto Rui Martins que conquista o 1º lugar, Diogo Almeida, em Fácil Longo que alcança o 2º lugar, Ricardo Lopes, em H21A que consegue o 4º lugar, Diogo Neto, em H18, e Tiago Reis, em H45, que levam o 5º lugar e Sofia Pinto que alcança o 6º lugar em D21A.

No somatório das 3 etapas, destacamos os resultados de Rui Martins que conquista o 1º lugar em Difícil Curto, Diogo Almeida o 1º lugar em Fácil Longo, Tiago Reis o 5º lugar em H45 e Ana Lopes o 5º lugar em Fácil Longo.

Pódio Fácil Longo
Pódio Fácil Longo

Todos os resultados disponíveis aqui.

Acompanha todo o calendário em http://www.orioasis.pt

Queres experimentar? Contacta-nos!

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt

http://www.facebook.com/coviseu

http://www.orioasis.pt

 

Lisboa e Leiria City Race

Friday, 15 April 2022 14:59

No fim de semana 26 e 27 de março de 2022 decorreu o Lisboa City Race, organizado pelo Clube Português de Orientação e Corrida e o Leiria City Race, organizado pelo Clue de Orientação do Centro, respetivamente. Ambas as provas pontuáveis para o Ranking do Portugal City Race.

No sábado decorreu, em Lisboa, uma das etapas do Portugal City Race e do Euro Tour City Race, onde o Clube de Orientação de Viseu– Natura se fez representar com 10 atletas distribuídos por vários escalões. Nesta etapa, destacamos Susana Almeida que alcançou o 4º lugar em Seniores Femininos.

 

LIsboa City Race - Ricardo Lopes Seniores Masculino
Lisboa City Race - Ricardo Lopes Seniores Masculino

No domingo, no Leiria City Race, o Clube de Orientação de Viseu– Natura apresentou-se com 12 atletas. Nesta etapa do Portugal City Race destacamos Diogo Neto que alcançou o 3º lugar em Juniores Masculino e Custódio Pinto que conseguiu um 6º lugar em Veteranos III Masculino.

Leiria City Race - Diogo Neto Juniores Masculino
Leiria City Race - Diogo Neto Juniores Masculino

 

Todos os resultados disponíveis  aqui  e aqui.

Acompanha todo o calendário em http://www.orioasis.pt

Queres experimentar? Contacta-nos!

http://www.coviseu-natura.pt

http://www.facebook.com/coviseu

http://www.orioasis.pt

 

NAOM 2022

Thursday, 10 March 2022 16:56

No fim de semana 19 e 20 de fevereiro de 2022 decorreu o Norte Alentejano O’Meeting em Castelo de Vide e Marvão, organizado pelo Grupo Desportivo 4 Caminhos.

O Clube de Orientação de Viseu – Natura fez-se representar com 17 atletas distribuídos por vários escalões.

No sábado de manhã, decorreu a etapa de distância média, a contar para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre, na Herdade do Pereiro, Marvão. Destacamos Sofia Pinto que alcançou um 3º lugar em D21A e Diogo Almeida e Ana Lopes, que dão os primeiros passos na orientação em floresta, no escalão Fácil Longo conseguiram o 8º e 9º lugar, respetivamente.

No sábado à tarde, decorreu a etapa de sprint, a contar para a Taça de Protugal de Sprint e pontuável para o WRE, em Marvão. Destacamos Diogo Almeida, no escalão Fácil Longo, que ficou em 1º lugar e Susana Almeida, no escalão D21A, que alcançou o 5º lugar.

 
Ricardo Lopes, HE, Sprint

Já no domingo, decorreu mais uma etapa de distância média, a contar para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre e pontuável para o WRE, em Vale D'Ornas, Castelo de Vide. Destacamos Rui Martins, no escalão Difícil Curto, que conseguiu o 1º lugar, Diogo Almeida, no escalão Fácil Longo, que alcançou o lugar, Sofia Pinto e Susana Almeida, no escalão D21A, conseguiram o 5º e 8º lugar, respetivamente.


Miguel Nóbrega, HE

No final deste fim de semana, no somatório das etapas, Diogo Almeida garantiu o 2º lugar, no escalão Fácil Longo, e Sofia Pinto alcançou o lugar, no escalão D21A.


Pódio Fácil Longo

Todos os resultados disponíveis aqui

Acompanha todo o calendário em http://www.orioasis.pt

Queres experimentar? Contacta-nos!

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt

http://www.facebook.com/coviseu

http://www.orioasis.pt

 

Com temperaturas negativas, Penedono e Sernancelhe receberam o Beira Alta O’Meeting 2022 (BEIRAOM’22). Evento que contou com 3 etapas de orientação, uma distância média, um sprint e uma distância longa. Com a participação de cerca de 600 atletas, metade oriundos de 19 nacionalidades diferentes, os atletas experienciaram desafios classificados por muitos como espetaculares, numa organização do Clube de Orientação de Viseu – Natura, Município de Penedono, Município de Sernancelhe, Federação Portuguesa de Orientação e Federação Internacional de Orientação, para além das juntas de freguesia locais. 

No sábado, Penela da Beira foi palco de duas etapas. De manhã, a distância média, a contar para a Taça de Portugal. Num mapa rápido, com diferentes tipos de terreno, as classes de elite Masculina foram dominadas por atletas franceses, a conseguirem 4 atletas nos 5 primeiros classificados, com Mathieu Perrin pela seleção Francesa (PFCO 42) a vencer Homens Elite com 33’28’’, apenas menos 4seg que o seu colega de equipa Quentin Moulet e menos 30seg que o Sueco William Lind, que concorreu vestindo as cores da equipa Portuguesa GD4C. Já em Damas Elite, a Lituana Ausrine Kutkaite não deu hipótese à concorrência, ao vencer com mais de 2 minutos de vantagem sobre a segunda classificada Cécile Calandry da Seleção Francesa (PFCO 42) e quase 2 minutos e 30 sobre a terceira classificada, a Suiça Sofie Bachmann (OLV Baselland). 


Cecile Calandry - Vencedora do sprint e distância longa do Beira Alta o’meeting 2022 (Foto de Ana Barreira)

Da parte da tarde, também em Penela da Beira, disputou-se o sprint pontuável para o World Ranking Event. Prova esta, que a maioria dos atletas esperava, para iniciarem a época pontuando para o ranking mundial da modalidade. Como esperado, a etapa foi disputada ao segundo, tendo os 10 primeiros atletas da elite masculina, ficado separados por pouco mais de 1 minuto. Aqui o grande vencedor foi o Suíço Tobia Pezzati (SCOM Mendrisio), com um excelente tempo de 13’42’’, deixando a apenas 12seg o Checo Tomas Krivda, e a 18seg do Italiano Ilian Angeli (FISO) em Homens Elite. Tomas Lima (COC), que de manha já tinha demonstrado estar em boa forma, tendo mesmo atingindo um honroso 12º lugar, à tarde voltou a fazer a proeza, ficando a apenas 2 segundos do TOP10. Já no escalão Damas EliteCécile Calandry (PFCO 42), vingou o segundo lugar da manhã, tendo mesmo vencido a etapa de sprint WRE, deixando a segunda classificada Sofie Bachmann (OLV Baselland) a 20seg e a Checa Marketa Mulickova a 37seg.


Mathieu Perrin (Foto: Ana Barreira)

Para domingo estava reservado, para muitos, a etapa rainha do evento, pontuável para o World Raking Evente (WRE). Uma distância longa, desta vez em Vila da Ponte, no concelho de Sernancelhe. Num terreno mais exigente que o do dia anterior, surpreendeu muitos atletas, pela exigência física e técnica. Novamente Mathieu Perrin (PFCO 42) fez uma prova extraordinária, não dando qualquer hipótese à concorrência, alcançando o primeiro lugar em Homens Elite. Percorreu os mais de 12 km (em linha reta) em 74’57’’, batendo novamente o seu colega Quentin Moulet (PFCO 42) por mais de 3 minutos e Áron Bakó (TH) por mais de 6 minutos. Destaque ainda para Tomás Lima (COC), ao ser o melhor português, num honroso 15º lugar. Já no Damas Elite, uma vez mais, Cécile Calandry (PFCO 42) venceu a etapa com exatamente 78min de prova, deixando para trás, a mais de 2min a suiça Sofie Bachmann (OLV Baselland), e a quase 5min, a húngara Zsófia Sárközy (TH).

No somatório de pontos das três etapas, o francês Mathieu Perrin (PFCO 42) venceu o escalão de Homens Elite, enquanto a francesa Cécile Calandry (PFCO 42) venceu o escalão Damas Elite. A consistência ao longo das três etapas, valeram a Tomás Lima do Clube de Orientação do Centro, um fantástico decimo lugar, mostrando assim grandes indicadores para a época 2022.

Resumo dos resultados do somatório de pontos das 3 etapas:

Homens Elite

1 Mathieu Perrin - PFCO 42

2 Quentin Moulet - PFCO 42

3 Tobia Pezzati - SCOM Mendrisio

4 Áron Bakó - TH

5 Ilian Angeli - FISO

Damas Elite

1 Cécile Calandry - PFCO

2 Sofie Bachmann - OLV Baselland

3 Ausrine Kutkaite - Lithuania OF

4 Zsófia Sárközy - TH

5 Jenny Ojala - Finland

 

Por fim, e a nível coletivo, a Team Hungary levou a melhor que toda a restante concorrência, vencendo o troféu Beira Alta O’Meeting 2022, seguido do Grupo Desportivo União Azoia e da Lithuania OF.

Todos os resultados em:

http://beiraom.coviseu-natura.pt/WRE22/pt/resultados-final-beiraom/

Facebook do Evento:

https://www.facebook.com/events/525752091374921


Pódio final do Beira Alta O’Meeting 2022 (Foto: Ana Barreira)

 

22º GP RA4

Saturday, 06 November 2021 14:44

No dia 02 de outubro de 2021 decorreu mais uma edição do Grande Prémio RA4, organizado pelo Clube de Orientação do Centro. Um evento com duas etapas de orientação, duas provas de sprint.


Pódio Damas e Homens Elite e Pódio D21A e H21A

O Clube de Orientação de Viseu – Natura deslocou-se com uma comitiva de 13 elementos distribuídos por vários escalões.

Na primeira prova de sprint, que decorreu da parte da manhã em Leiria, o COViseu-Natura alcançou o 1º, 2º e 3º lugar no escalão D21A, conseguidos, respetivamente, por Sofia Pinto, Carla Macedo e Ana Barreira. Destacamos também a atleta Susana Almeida que arrecadou o lugar em Damas Elite. No escalão H21A, realçamos Ricardo Lopes e Rafael Silva que garantiram o 3º e 4º lugar, respetivamente. No escalão H18, Diogo Neto conseguiu o lugar, já no escalão H65, Custódio Pinto alcançou o lugar.


Miguel Nóbrega, escalão Homens Elite (Foto: Lente do Giló)

Na prova que decorreu durante a tarde em Monte Real, o COViseu-Natura assegura novamente o 1º, 2º e 3º lugar no escalão D21A, pelas atletas Carla Macedo, Sofia Pinto e Ana Barreira, respetivamente. Em Damas Elite, Susana Almeida consegue um excelente lugar. No escalão H21A, Ricardo Lopes alcança o lugar.

Todos os resultados disponíveis aqui e aqui.

 

Acompanha todo o calendário em http://www.orioasis.pt

Queres experimentar? Contacta-nos!

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt 

http://www.facebook.com/coviseu

http://www.orioasis.pt

Matosinhos City Race

Saturday, 06 November 2021 13:36

No dia 11 de julho de 2021 decorreu o Matosinhos City Race, organizado pelo Grupo Desportivo 4 Caminhos.

O Clube de Orientação de Viseu – Natura fez-se representar com 7 atletas distribuídos por vários escalões.

Neste evento, a contar para o circuito do Portugal City Race, o destaque vai para Ricardo Lopes e Miguel Nóbrega que alcançaram, respetivamente, o 4º e 5º lugar no escalão de Seniores Masculino. No escalão de Seniores Feminino, Carla Macedo conseguiu o lugar. No escalão de Juniores Masculinos destacamos Diogo Neto que alcançou o lugar.

Todos os resultados disponíveis aqui.

Acompanha todo o calendário em http://www.orioasis.pt

Queres experimentar? Contacta-nos!

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt

http://www.facebook.com/coviseu  

http://www.orioasis.pt

Depois do interregnio provocado pela COVID-19, a orientação voltou a ter um Campeonato Nacional, particularmente o Campeonato Nacional de Estafetas de Sprint. Foi no passado dia 16 de outubro que Celorico da Beira recebeu o referido campeonato, reunindo cerca de 200 atletas, com a organização do Clube de Orientação de Viseu - Natura

Os campeonatos nacionais realizaram-se durante a manhã num percurso que começou e terminou no mercado do largo da Capela de Santa Enfémia, e passou pela zona histórica da vila. 

Em Seniores, a emoção reinou até ao fim, com constantes trocas de posisações ao longo dos quatros percursos que cada equipa teve que realizar. No final, a vitória acabou por sorrir ao clube .COM, numa equipa constituída por Rita Fernandes, Diogo Oliveira, João Magalhães e Inês Augusto, com um total de 01:01:39. Já o segundo lugar sorriu à equipa do GD4C e o terceiro ao GDU Azoia

 

Equipa .COM Seniores (Foto Ana Barreira)
Equipa .COM Seniores (Foto Ana Barreira)

Já durante a tarde, realizou-se uma etapa a contar para a Taça de Portugal de Sprint, desta vez na aldeia histórica de Linhares da Beira, num terreno técnico devido às pequenas ruelas que compõem a aldeia.

João Magalhães, do .COM foi o mais forte em Homens Elite com o tempo de 15:48, levando a melhor sobre Tomás Lima do COC (16:17) e Vasco Mendes do GDU Azoia (17:22). Já em Damas Elite Inês Pinto do GD4C venceu com 15:18, contra os 16:34 e 17:20 de Joana Marques (Ori-Estarreja) e Tânia Covas Costa (.COM)

Coletivamente, o Grupo Desportivo 4 Caminhos venceu, seguido do COC e .COM.

 

Taça de Protugal Sprint - Linhares da Beira (Foto Ana Barreira))
Taça de Protugal Sprint - Linhares da Beira (Foto Ana Barreira)

 

Todos os resultados em https://oricelorico.coviseu-natura.pt/OriRace20/ 

O próximo evento do Clube de Orientação de Viseu – Natura realizada-se nos dias 21,22 e 23 de Janeiro, num evento a contar com o Ranking Mundial da Modalidade e que se realizará em Penedono e Sernancelhe. Acompanha tudo em http://beiraom.coviseu-natura.pt/WRE22/pt/ 

Ricardo Lopes em M21A - MIOA 2020

Foto do slideshow de Feliciano Ribeiro: Carla Macedo W21A.

Decorreu no concelho de Arraiolos, nos dias 29 de fevereiro e 1 de março, o III Meeting Internacional de Orientação de Arraiolos. A organização esteve a cargo do GafanhOri, da Câmara Municipal de Arraiolos, da União de Freguesias de Gafanhoeira (São Pedro) e Sabugueiro e da Federação Portuguesa de Orientação.

O Clube de Orientação de Viseu – Natura fez-se representar com 8 atletas.

No sábado de manhã, na Herdade da Mata (Monte da Ravasqueira), decorreu a etapa de distância média, pontuável para o World Ranking Event (WRE) – ranking mundial da modalidade - e para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre. Da participação do Natura, destacam-se Carla Macedo e Sofia Pinto, 8ª e 9ª classificadas, respetivamente, em W21A, Diogo Neto 13º classificado em H16 e Ricardo Lopes 10º classificado no escalão M21A.

Da parte da tarde, no mesmo local decorreu a prova de Orientação de Precisão, pontuável para a Taça de Portugal, onde o Natura compareceu com 4 atletas. Aqui destacamos Miguel Nóbrega que ficou em 2º lugar, Susana Almeida em 10º lugar e Ricardo Lopes na 12ª posição.

No domingo, na mesma herdade, decorreu a etapa de distância longa, pontuável para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre. Nesta etapa destacamos Carla Macedo e Sofia Pinto que alcançaram o 7º e 13º lugar, respetivamente, em W21A, Diogo Neto que alcançou o 12º lugar no escalão H16 e Ricardo Lopes e Rafael Silva que conseguiram o 12ª e 14ª posição, respetivamente, em M21A.

Coletivamente, o Clube de Orientação de Viseu – Natura alcançou o 14º lugar entre as 120 equipas presentes.

Todos os resultados disponíveis aqui.

…. E não te esqueças, nesta altura particularmente difícil da nossa história, ficam em casa! Se todos cumprirmos, mais rapidamente estaremos de volta! #stayhome

Acompanha todo o calendário em http://www.orioasis.pt

Queres experimentar? Contacta-nos!

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt

http://www.facebook.com/coviseu

http://www.orioasis.pt

 

COViseu no Portugal O'Meeting 2020

Thursday, 05 March 2020 08:39
Rui Martins - ME

Decorreu, nos passados dias 22,23,24 e 25 de fevereiro, o maior evento da Orientação nacional – o Portugal “O” Meeting.

O Clube de Orientação de Viseu - Natura participou em 4 etapas, todas elas pontuáveis para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre
No sábado de manhã, decorreu a prova de Distância Média Urbana, na cidade de Santiago do Cacém. Um mapa citadino com bastante desnível e de elevada dificuldade técnica na parte histórica da cidade. Da participação do Natura, destaque para Tiago Reis, que conseguiu o 19º lugar no escalão M40, Ricardo Lopes, com o 20º lugar no escalão M21A, e Carla Macedo, com o 22º em W21A.

No domingo, decorreu a prova de Distância Longa, no mapa de Santo André & Santa Cruz, sendo esta etapa um WRE (World Ranking Event). Do Natura, destaque, novamente, para Tiago Reis, que alcançou o 16º lugar em M40, e Diogo Neto, que conseguiu o 26º lugar em M16.

No terceiro dia de prova, realizou-se a etapa de Distância Média, no mapa do Paiol, em Sines. Mapa típico de montado alentejano, com algumas zonas de vegetação rasteira a condicionar a progressão. De destacar o atleta Ricardo Lopes, que alcançou o 27º lugar em M21A, e Carla Macedo, que alcançou 28º no escalão em W21A.

No dia 24, último dia do evento, realizou-se outra etapa de Distância Média no mesmo mapa do dia anterior, abrangendo uma área ligeiramente diferente. Nesta prova, o destaque vai para Susana Almeida, que conseguiu 26º lugar no escalão W21E (Elite).

Coletivamente, o Clube de Orientação de Viseu – Natura alcançou o 31º lugar entre as 466 equipas presentes.

Todos os resultados disponíveis aqui

Acompanha todo o calendário em http://www.orioasis.pt

Queres experimentar? Contacta-nos!

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt

http://www.facebook.com/coviseu

http://www.orioasis.pt

Foto do slideshow de Helder Ferreira.

Os grandes eventos de orientação estão de regresso. Castelo de Vide e Portalegre receberam nos dias 25 e 26 de janeiro de 2020 as primeiras etapas a contar para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre 2020.

Mais uma edição, mais dois novos e fantásticos mapas de orientação. Um terreno técnico e desafiante e ao mesmo tempo agradável de se correr, satisfez os quase 900 atletas que participaram no evento. Três etapas, duas a contar para a taça de Portugal e duas a contar para o ranking mundial da modalidade foram a ementa.

O Clube de Orientação de Viseu – Natura deslocou-se com uma comitiva de 15 elementos distribuídos por vários escalões. Em 2020 a novidade prende-se com o facto do clube contar com 3 atletas nos escalões de Elite, algo inédito na sua história.

Mas o destaque da primeira etapa foi para os atletas que se mantiveram nos mesmos escalões. Carla Macedo em D21A foi 4ª classificada e melhor portuguesa. Ricardo Lopes em H21A foi igualmente 4º classificado e 3º melhor português. Já Diogo Neto em H16 foi sexto classificado.

Já no Sprint que se realizou na localidade de Alegrete, Paulo Assis foi o 3º melhor em H21B, enquanto Carla Macedo e Sofia Pinto foram 5ª e 7ª em D21A e Daniela Silva foi 6º em D21B.

Já na prova de domingo, o destaque foram os estreantes Paulo Assis (6º em H21B) e Daniela Silva (6ª em Fácil Longo) juntamente com a nossa veterna Hermínia Tavares que alcançou o 6º lugar em D65.

No somatório das três etapas, Carla Macedo e Paulo Assis ficaram à porta do pódio (4º e 5º respetivamente). Já os nossos elites, Susana Almeida foi 14ª (6ª melhor portuguesa), Miguel Nóbrega foi 30º (9º melhor português) e Rui Martins foi 40º (11º melhor português).

A nível coletivo o Natura foi o 11º em 99 equipas.

Todos os resultados disponíveis aqui

Acompanha todo o calendário em http://www.orioasis.pt

Queres experimentar? Contacta-nos!

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt

http://www.facebook.com/coviseu

http://www.orioasis.pt

Susana Almeida NAOM 2020 (Foto: Armando Vieira)

Page 1 of 3