Miguel Nóbrega

Miguel Nóbrega

Os percursos do III Meeting de Orientação Dão Lafões - Satão WRE 2018, foram considerados o 4º e 7º  melhores percursos do ano de 2018 a nível internacional.

E se a distância média de Elite Feminina do evento português, realizada em Sátão, ficou em quarto lugar do “Course of the Year 2018” com 11.380 pontos, a vencedora veio da República Checa, a World Cup final Czech Republic Middle 2018, com 24.930 pontos. A segunda foi o JWOC middle distance Men 2018, com 17.360 pontos e a terceira a prova norueguesa Norwegian Champs Ultralong 2018 – H21E, com 15.890 pontos.

Este resultado é apresentado no site “World of O – International Orienteering News”, que apresenta a classificação de 25 provas realizadas no ano de 2018 no mais diversos países e que foi sujeito a uma votação que teve lugar neste site.

Mais um momento de orgulho para a orientação nacional, para o Clube de Orientação de Viseu e para o Município de Sátão.

Este é, pois mais um dado, que atesta a importância para a aposta nesta modalidade que atrai muitos praticantes e que pode tornar-se um fator de desenvolvimento de diversas áreas com excelentes condições para a prática da orientação, como é o caso de Sátão.

Recorde-se que a atleta finlandesa Marika Teini tinha elegido o III Meeting Dão Lafões, que teve lugar no concelho de Sátão, em Fevereiro, como o melhor local em que ela correu em 2018, como Dão e Demo havia noticiado.

Fonte: Adaptado de Dão e Demo 

Realizou-se no passado dia 15 de dezembro a Cerimónia de Encerramento de época 2018 da Federação Portuguesa de Orientação. <

Realizada em Leiria, esta cerimónia premiou os vencedores dos diversos rankings do calendário nacional de orientação assim como alguns dirigentes e clubes que se destacaram durante este ano. 

Do lado do Clube de Orientação de Viseu - Natura, destaque para a eleição do Clube como um dos Clubes Promotores de Boas Práticas (também o Clube de Orientação do Centro foi eleito). Uma homenagem ao trabalho que tem vindo a ser feito no sentido de tornar a orientação e o desporto, uma referência na formação de atletas e uma referência na busca de um sociedade mais inclusiva, justa e responsável.  Relativamente ao Ranking da Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre destaque para Ricardo Lopes que venceu o escalou de H21B e Susana Almeida que terminou em 3º lugar em D21A. PARABÉNS!



 

 

 

Resultados finais dos Jogos Desportivos do Concelho de Tondela 2018

Orientação Pedestre
Resultados Somatório Pontos das 2 Etapas - Classificação Final Individual 
Melhor Colectividade Orientação Pedestre

Orientação em BTT
Resultados Orientação em BTT 
Melhor Colectividade Orientação em BTT

NOTAS:
1) Os resultados em orientação em BTT estão na forma de tempos. Dado haver apenas uma etapa, a classificação é indiferente ser em tempos ou pontos.
2) Relembramos que os escalões B e C não contam para a classificação.

Legenda:
dns: "Did Not Start" -> atleta não participou
mp: "Missing Point" -> atleta não controlou os pontos todos ou não o fez por ordem correta
dnf: "Did not Finish" -> atleta não picou a box de finish 

Resultados da etapa de orientação dos Jogos Desportivos de Penalva do Castelo - 26 de maio de 2018 

Resultados por tempos

Legenda:
dns: "Did Not Start" -> atleta não participou
mp: "Missing Point" -> atleta não controlou os pontos todos ou não o fez por ordem correta
dnf: "Did not Finish" -> atleta não picou a box de finish 

Resultados da 2ª Etapa dos Jogos Desportivos do Concelho de Tondela  - 26 de maio de 2018 - São João Do Monte

Resultados por tempos
Resultados Somatório Pontos das 2 Etapas - Classificação Final Individual 

A Classificação Final Coletiva será divulgada em breve. 

Legenda:
dns: "Did Not Start" -> atleta não participou
mp: "Missing Point" -> atleta não controlou os pontos todos ou não o fez por ordem correta
dnf: "Did not Finish" -> atleta não picou a box de finish 

Resultados da 1ª Etapa dos Jogos Desportivos do Concelho de Tondela  - 5 de maio de 2018

Resultados por tempos
Resultados Parciais (tempos entre pontos)
Estatística Participação

dns: "Did Not Start" -> atleta não participou
mp: "Missing Point" -> atleta não controlou os pontos todos ou não o fez por ordem correta
dnf: "Did not Finish" -> atleta não picou a box de finish 

No passado dia 4 de abril, a Escola Superior de Educação de Viseu recebeu o Seminário “Associativismo no Desporto e Atividade Física: Valores e Futuro”. Integrado na Semana da Atividade Física, o Clube de Orientação de Viseu – Natura, Escola Superior de Educação de Viseu e Freguesia de Viseu levaram à discussão uma temática relevante: o futuro do associativismo, especialmente o associativismo jovem. Com uma plateia com mais de 120 participantes, entre autarcas, dirigentes desportivos, treinadores, atletas e jovens estudantes,  os vários paineís discutiram estratégias, a boa governança e os valores do desporto, exemplos de sucesso e apresentaram a sua visão sobre que aquilo que consideram ser relevante para o futuro do associativismo no desporto. 

Algumas fotos aqui.

Vídeo resumo aqui.

Jovem Diogo Neto em destaque no PIOM 2018

Tuesday, 13 March 2018 23:19

O último dos três fins de semana de orientação internacional em Portugal foi em Penamacor nos dias 17 e 18 de fevereiro. Numa organização do Clube de Orientação do Centro (COC), o PIOM 2018 recebeu igualmente centenas de atletas, muitos deles estrangeiros.

O evento contemplou três etapas, duas delas pontuáveis para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre, distância média e distância longa, sendo a última também pontuável para o ranking mundial da modalidade (WRE).

Da participação do Natura, destaque para a excelente prestação do jovem atleta Diogo Neto, que alcançou o 4º e 5º lugar (3º e 4º melhor português) nas duas etapas mais importantes, mostrando uma excelente evolução. Destaque ainda para Ricardo Lopes em H21B que alcançou um 2º e 3º lugares e para Susana Almeida que em D21A alcançou a terceira posição na Distância Longa.

Todos os resultados disponíveis aqui.

A orientação nacional regressa nos dias 16 e 17 com os campeonatos nacionais de distância longa e sprint em terras minhotas (Vieira do Minho). Até lá.

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt  

http://www.facebook.com/coviseu 

http://www.fpo.pt

Texto: Miguel Nóbrega

Fotos: Filipe Reinoite (slideshow) e Gildo Silva (artigo)

Miguel Nóbrega (Homens Elite)

 

O grande evento de orientação em terras portugueses decorreu, como já é tradição, na época carnavalesca. Durante 4 dias mais de 2 milhares de atletas marcaram presença em terras alentejanas para mais um grande Portugal O’Meeting. Esta ano com a organização do ADFA, Évora e Portel foram os centros do evento. A comitiva do Natura não podia faltar, e apresentou-se com 10 atletas, 6 masculinos e 4 femininos.

A primeira etapa teve a bela cidade de Évora como palco de um percurso de Distância Média em ambiente urbano. Um percurso bonito sem grandes dificuldades técnicas, que permitiu aos atletas usufruir da beleza natural de Évora. Ricardo Lopes começou desde cedo a marcar posição, alcançando o 1º lugar em H21B. Nesta primeira etapa destaque também para Susana Almeida que em D21A, foi a melhor portuguesa, 14ª no total, provando a sua apetência para percursos urbanos.

Susana Almeida (D21A)

Já o segundo dia trouxe uma distância longa em São Bartolomeu do Outeiro. Num terreno muito rápido, os percursos longos eram o grande desafio dos atletas. O atleta Miguel Nóbrega a participar em Homens Elite realizou o percurso de mais de 18 km em linha reta, em 2:20:56, bem longe dos lugares cimeiros mas muito interessante para um iniciante. Já Ricardo Lopes e Susana Almeida perderam algumas posições nesta segunda etapa.

O terceiro dia trouxe mais uma etapa de distância média mas desta vez em floresta, no mesmo mapa do dia anterior. Nesta etapa destaque para o jovem Diogo Neto em H14 com o 4º lugar tempo entre os portugueses e o regresso ao 1º lugar de Ricardo Lopes em H21B.

Finalmente no último dia, mais uma distância longa, e mais dois excelentes resultados de Diogo Neto e Ricardo Lopes, 3º e 2º melhor portugueses.  

No somatório das várias etapas ficou assim:

Diogo Neto – 16º lugar M14

Rafael Silva – 94º lugar em H21A 

Susana Almeida – 25º lugar em D21A

Carla Macedo – 36º lugar em D21A

Sofia Pinto – 50º lugar em D21A

Ana Pinto – 46ª lugar em D21A

Ricardo Lopes – 1º lugar em H21B

Luís Miguel Pires – 44º em H40

Tadeu Celestino – 56º em H40

Miguel Nóbrega – 42º em HE

  

Todos os resultados aqui.

Segue todas as notícias sobre o Clube de Orientação de Viseu-Natura e a Federação Portuguesa de Orientação em:

http://www.coviseu-natura.pt   

http://www.facebook.com/coviseu  

http://www.fpo.pt

Comitiva do Natura em Évora 

 

Num fim de semana frio, Satão recebeu o III Meeting de Orientação Dão Lafões – Satão WRE 2018, evento que contemplou 3 etapas de orientação, uma distância média, um sprint noturno e uma distância longa. Com a participação de mais de 600 atletas, muitos deles estrangeiros, os atletas experienciaram desafios classificados por muitos como espetaculares, numa organização do Clube de Orientação de Viseu – Natura, Município do Satão, Federação Portuguesa de Orientação e Federação Internacional de Orientação, para além dos imensos apoios locais.

No sábado de manhã, a Serra de São Matias em Vila Boa recebeu um World Ranking Event, ou seja, um evento a contar para o ranking mundial da modalidade. Num mapa extremamente exigente, as classes de elite foram dominadas por atletas finlandeses, com Olli Ojanaho da equipa HS a vencer Homens Elite com 41:29, menos 31 segundos do que o segundo classificado Jan Prochazka do KR e menos 87 segundos do que o espanhol Eduardo Gil Marcos da equipa Attundaok. Já em Damas Elite, a Filandesa Marika Teini (SK Pohjantäht) comprovou o seu favoritismo ao vencer com mais de 5 minutos de vantagem sobre a segunda classificada Tova Olsson (IKHP) e 6 minutos sobre a terceira classificada Fanni Gyurko (KR).

Marika Tenni - Vencedora da distância média e distância longa do III Meeting de Orientação Dão Lafões (Foto: Rafael Farias)

No sprint noturno no Satão, os atletas ibéricos mostraram ser os mais fortes com as três primeiras posições em Homens Elite a serem ocupadas por Eduardo Gil, Andreu Blanes e o portugues Ricardo Esteves, que mostrou mais uma vez a sua apetência para os sprints. Já no escalão feminimo Filipa Rodrigues e Carolina Delgado levaram a melhor sobre Fanni Gyurko.

 Hannu Airila vendor da distância longa

Para domingo estava reservado mais um grande desafio. Uma distância longa, novamente na Serra de São Matias. Num terreno explêndido, a exigência técnica surpreendeu muitos atletas, exigindo níveis físicos e técnicos próximos da perfeição. Hannu Airila (KR) fez uma prova extraordinária, percorrendo os mais de 13 km (em linha reta) em 1:33:56, batendo Filip Grahn (Hestra IF) por por pouco mais de 1 minuto e Antonio Martínez (TuMe) por pouco mais de 2 minutos. Já no escalão feminino Marika Teini mostrou mais uma vez a sua superioridade ao vencer com mais de 6 minutos de vantagem sobre Marianne Haug (IKHP) e Fanni Gyurko (KR).

 

No somatório de pontos das três etapas, o espanhol António Martínez Perez (TuMe) venceu o escalão de Homens Elite, enquanto Fanni Gyurko (KR) venceu o escalão Damas Elite.

1          Antonio Martínez Pérez 91        [10362] TuMe

2          Eduardo Gil Marcos      94        [10089] Attundaok

3          Jan Prochazka  84        [10345] KR

4          Hannu Airila      85        [10345] KR

5          Graham Gristwood        84        [10345] KR

 

1          Fanni Gyurko    [10345] KR      

2          Karoliina Ukskoski        [7152] Koovee  

3          Carolina Delgado          [052] GD4C

4          Elaine Lenz       [7293] ADAAN

5          Marika Teini      [10341] SK Pohjantähti

 

Todos os resultados em http://www.modal.coviseu-natura.pt/satao2018

Facebok do Evento.

 

 

Pódio final do III Meeting de Orientação Dão Lafões - Satão WRE 2018 (Foto: Sofia Pinto)

 

Page 1 of 3